O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, os representantes do Bank für Kirche und Caritas (BKC), banco alemão da Igreja Católica, o diretor executivo Richard Böger, e o chefe de pesquisa de investimentos sustentáveis do banco, Tommy Piemonte.
Os representantes do BKC estão realizando uma missão ao Brasil para reafirmar a importância de investimentos éticos pela Igreja. O tema da coerência ética nos investimentos financeiros foi aprofundado recentemente, no contexto da Doutrina Social da Igreja, com a publicação do documento da Pontifícia Academia para as Ciências Sociais “Mensuram Bonam”.
O bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira, afirmou ser importante a Igreja não investir seus recursos em fundos que promovem atividades que não respeitem os princípios e valores cristãos. Entre eles, disse o bispo, se destacam cada vez mais urgentes os temas socioambientais.
O secretário-geral da CNBB destacou que a Igreja no Brasil está bastante preocupada com a defesa e o cuidado dos povos tradicionais, muitas vezes vítimas de investimentos definidos acima deles, sem suficientes garantias de consulta e consentimento prévio conforme prevê organismos da ONU.
A reunião foi organizada pela Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB. Também participaram do encontro, o gerente para Ibero-América do Movimento Laudato Si’, Igor Bastos, e o assessor da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, padre Dário Bossi.