A revista “CNBB em ação” foi distribuída aos participantes da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com os principais destaques de cada Comissão no correr dos últimos quatro anos. As Comissões Pastorais da CNBB, em grupos, apresentaram aos bispos os trabalhos realizados no quadriênio.
Para o secretário geral, dom Leonardo Steiner, a revista mostra “traços, sinais, rastros do serviço e da comunhão das Comissões Episcopais Pastorais e os Organismos do Povo de Deus ofereceram, nestes quatro anos. São sinais dados à formação, da solidariedade entre as igrejas particulares, da missionariedade e da conversão pastoral, da presença da Igreja que está na Amazônia. Sempre com os olhos fixos em Jesus Cristo”.
Alguns destaques do trabalho das Comissões:
Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: No início deste 2015, de 5 a 25 de janeiro, na Casa de Retiros “Retiro das Rosas”, na cidade de Cachoeira dos Campos (MG), cumprindo decisão da 52º. Assembleia Geral, foi realizado um curso de atualização para os presbíteros.
Comissão para o Laicato: De 7 a 9 de novembro do ano passado, aconteceu um encontro de profissionais cristãos e representantes de entidades e movimentos que reúnem determinadas áreas profissionais de diversas regiões do País. O tema aprofundado foi “O profissional cristão e sua missão no mundo atual – esperanças e desafios”.
Comissão para a Ação Missionária e a cooperação intereclesial: Atendendo ao chamado de Cristo e da Igreja, a Comissão juntamente com a Comissão da Juventude e as Pontifícias Obras Missionárias lançou a primeira “Missão Jovem na Amazônia” e foi realizada de 30 de novembro a 15 de dezembro de 2014 nas dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins.
Comissão para a Animação bíblico-catequética: O projeto “Lectionautas” foi concebido pelo CELAM foi abraçado pela Comissão, juntamente com a da Juventude, Universitários e com a parceria da SBB do Brasil. O Objetivo deste projeto é desafiar a juventude à prática da Lectio Divina através da internet. Durante o último quadriênio houve 10 capacitações atingindo 150 pessoas.
Comissão para a Doutrina da Fé: Está em fase de conclusão a publicação do conjunto dos Documentos da Comissão Teológica Internacional. Criada pelo Beato Paulo VI, em 1968, até 2014, essa comissão publicou 27 documentos que agora estarão disponíveis no Brasil em volume único, favorecendo sua consulta pelos estudiosos da Teologia pelos interessados nas questões que ai são tratadas.
Comissão para a Liturgia: A comemoração dos 50 anos da Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia (SC) reanimou as iniciativas no campo da formação. Multiplicaram-se as oportunidades de aprofundamento da Liturgia proposta pelo Concílio nas Dioceses e Regionais.
Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso: Por iniciativa do Conselho Nacional das religiões do qual a Comissão faz parte, foi realizado, entre os dias 26 e 28 de outubro de 2014, na Faculdade de Teologia da PUC/SP, o Simpósio Inter-religioso que teve como tema “O compromisso sócio-ambiental das religiões no Brasil”.
Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz: Em 2014, foi publicado o Documento a “Igreja e a Questão Agrária no início do século XXI”. Antes, foi publicado em 2010, como texto para estudos. Este texto foi aprofundado e recebeu diversas contribuições. Sua aprovação se deu na última assembleia geral e tornou-se a palavra oficial dos bispos do Brasil sobre a questão agrária atual em nosso país.
Comissão para a Cultura e Educação: A Comissão, através dos macro-regionais, está realizando um processo de elaboração das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação. O texto conta com a colaboração de educadores das várias regiões do Brasil.
Comissão para a Vida e Família: “Os desafios da Bioética e o protagonismo do jovem católico”, este foi o tema do Seminário Nacional Juventude e Bioética realizado em Brasília (DF) de 13 a 15 de julho de 2012. A Comissão contou com a parceria da Comissão da Juventude. Entre os participantes esteve a Dra. Claudia Batista, doutorada em ciências biológicas (biofísica), e Dom Fernando Chomali, da Pontifica Universidade Católica do Chile, membro da Pontifícia Academia, doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética.
Comissão para a Juventude: Em 2013, o ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro foi marcado por grandes acontecimentos. Entre tantas coisas, a Comissão esteve envolvida com o lançamento do Estudos 103 da CNBB: “Pastoral Juvenil no Brasil: identidade e horizontes”; com a redação do texto-base, lançamento e encaminhamentos da Campanha da Fraternidade sobre juventude; com a Semana Missionária (Pré-jornada) em todas as dioceses do Brasil e com a JMJ que teve a presença do Papa Francisco.
Comissão para a Comunicação: O Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil foi aprovado em março de 2014, durante reunião do Conselho Permanente, após longo processo de reflexão e construção do documento. O Diretório tem o objetivo de motivar, atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto dos fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial.
Comissão para a Missão Continental: Existem em todo território brasileiro, inúmeros exemplos práticos de missão permanente que mostram a criatividade de nossas igrejas, na busca da conversão pastoral. A Comissão assumiu a tarefa de socializar essa imensa riqueza por meio de uma página na internet que se encontra dentro da página das Pontificias Obras Missionárias (http://www.pom.org.br).
Comissão para a Amazônia: Em julho 2012, quando se celebrou os 40 anos do Encontro de Santarém, bispos, representantes de presbíteros, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas das Igrejas da Amazônia se reuniram às margens do Tapajós, na cidade de Santarém, para dar graças a Deus pela caminhada e renovar o compromisso profético de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
A Revista ainda traz destaques de atividades dos Organismos do Povo de Deus: Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNBL); Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS); Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP); Comissão Nacional dos Diáconos (CND) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).