Veja sobre a Campanha da Fraternidade 2015 no Regional Leste 2

Na última quinta-feira, o bispo de Divinópolis (MG), dom José Carlos Souza Campos, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Divinópolis para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2015. O bispo esteve presente na Reunião Ordinária dos Vereadores.

 

Em seu pronunciamento, dom José Carlos começou falando sobre a história da Campanha da Fraternidade (CF). Em seguida, o bispo ressaltou que pensar em Deus não é primariamente pensar no Céu, onde nós não estamos, mas pensar a Terra como Deus quer que ela seja.

Dom José Carlos destacou que o foco desta edição da CF é a relação entre a Igreja e a Sociedade, fazendo uma ‘reconvocação’ para que a Igreja Católica não perca sua dimensão de serviço no mundo, como lembra o lema “Eu vim para servir”, trecho extraído do Evangelho de São Marcos.

Ainda segundo o bispo, a proposta da Igreja de olhar para si mesma é complexa, pois o que se pretende realmente trabalhar é a qualidade da presença dos cristãos no mundo.

Belo Horizonte

Mais de três mil fiéis acompanharam a abertura da Campanha da Fraternidade 2015 na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), realizada no sábado, 21 de fevereiro, em Ribeirão das Neves (MG). A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e contou com a participação dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom Wilson Angotti e dom João Justino, além de sacerdotes, religiosos, leigos, representantes de instituições e autoridades.

Durante a celebração, dom Walmor e os bispos auxiliares falaram sobre o tema desta edição “Igreja: fraternidade e sociedade”. O arcebispo disse que é necessária a união de todos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com os valores de Jesus Cristo. “Queremos a igreja e a sociedade juntas, trabalhando pelo bem comum. Esse é o caminho que apontamos para que todos nós sejamos mais servidores, a exemplo de Jesus Cristo que disse: ‘Eu vim para servir’”, afirmou.

Após a celebração de abertura, dom Walmor e os demais bispos visitaram os estandes onde as paróquias e instituições apresentaram os trabalhos sociais que realizam.

Espírito Santo

Em Vila Velha (EP), o Convento da Penha, símbolo da fé católica no estado, recebeu os fiéis para o lançamento da abertura da CF 2015, no domingo, 22, que contou com a participação do arcebispo da capital capixaba, dom Luíz Mancilha Vilela. Estiveram presentes no evento um público estimado entre 5 e 7 mil pessoas.

A atividade começou ainda no pé do morro onde fica o convento. Próximo à portaria, um grupo realizava a ‘acolhida dos jovens’, que servia para animar e dar boas-vindas ao público que chegava. Em seguida, os fiéis subiram a pé e seguiram até a construção. Mesmo sob um sol forte, homens, mulheres e crianças subiram mais de um quilômetro de estrada. “Vale a pena. Com esse sol, a nossa fé supera tudo”, contou uma das fiéis. No meio do caminho, era possível encontrar várias comissões que apresentam um pouco da campanha deste ano.

Sobre o lema, “Eu vim para servir”, dom Luíz lembrou que há várias maneiras de servir. “A Igreja no Brasil está preocupada para que se preste um bom serviço, para que nossa sociedade seja mais justa e fraterna”, declarou o bispo.

 

Tags: