Dom Walmor Oliveira de Azevedo participa da Assembleia Geral do Celam, em Honduras

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em um dos seus primeiros compromissos à frente da CNBB, participou da 37ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), realizada na capital hondurenha, Tegucigalpa, no período de 13 a 18 de maio de 2019. Oportunidade em que os bispos refletiram sobre a sinodalidade como importante referência para o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio, conforme ensina o papa Francisco. Os bispos lembraram que a sinodalidade eclesial se manifesta e se realiza por meio do ministério dos bispos.

A Assembleia do Celam marcou também a eleição do arcebispo de Trujillo, dom Miguel Cabrejos, para a presidência do CELAM durante o quadriênio 2019 – 2023 e o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer para a primeira vice-presidência. Os bispos também aprovaram a eleição de uma comissão de oito bispos que, juntamente com a presidência, trabalharão na reestruturação pastoral dos Departamentos do Conselho Episcopal Latino-Americano.

A Assembleia elegeu dois bispos para cada região que passam a ser responsáveis ​​por estabelecer as linhas de ação que permitirão responder às necessidades pastorais específicas.

Com informações da arquidiocese de Belo Horizonte

Share This