CNBB

Sexta, Ago 29th

Last updateSex, 29 Ago 2014 8pm

Você está aqui: Home Regionais Norte 1

Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima)

Arquidiocese de Porto Velho promove 1ª Romaria Missionária

Com o lema “Um caminho de amor que forma missionários padres diocesanos”, mais de dois mil fiéis das comunidades e paróquias da arquidiocese de Porto Velho (RO) participaram da 1ª Romaria das Capelinhas Missionárias. A atividade religiosa foi realizada nos dias 02 e 03 de agosto com encontro de oração, missa e procissão pelas ruas da cidade.

Leia mais:Arquidiocese de Porto Velho promove 1ª Romaria Missionária

Diocese de Roraima divulga nota sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas

Em nota, a diocese de Roraima aborda a questão da prática da mineração e instalação de hidrelétricas em terras indígenas na região. De acordo com o texto, "os impactos ambientais desses grandes projetos são incalculáveis e irreversíveis, já suficientemente demonstrados por estudos científicos e pela própria experiência de projetos passados". Leia, na íntegra, a nota. 

Leia mais:Diocese de Roraima divulga nota sobre Mineração e Hidrelétricas em Terras Indígenas

Jovens de Manaus preparam 11º ENPJ

Foto: Pascom Arq Manaus (AM)Com a proximidade do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado em janeiro de 2015, em Manaus (AM), a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Juventude (PJ) da capital amazonense realizou, no dia 1º de junho, um encontro de preparação para o evento. Lideranças de grupos de jovens, de coordenações paroquiais, de áreas missionárias e de setores, assim como assessores leigos, religiosos e padres participaram da Ampliada Extraordinária da PJ.

Leia mais:Jovens de Manaus preparam 11º ENPJ

Diocese de Marabá promove encontro vocacional

Mais de cinquenta adolescentes e jovens participaram do Encontro “Despertar Vocacional”, realizado pela diocese de Marabá (PA), de 24 a 26 de janeiro, em Parauapebas (PA). De acordo com o bispo diocesano, dom Vital Corbellini, trata-se de “um estágio vocacional para discernir a vocação do jovem”.

Leia mais:Diocese de Marabá promove encontro vocacional

Diocese de Criciúma envia voluntárias em missão

Joana Rovaris, Luiza Cechinel, Ana Milanez, Icler Medeiros, dom Jacinto Inacio Flach e Irmã Marinês RechO Projeto Missionários Leigos existe desde 2004 e tem por objetivo atender as regiões pobres dos 21 países onde a Pastoral da Criança está presente, entre eles o Brasil. A partir do dia 15 de janeiro, a diocese de Viana, no Maranhão, receberá missionárias que permanecerão durante 11 meses em missão. Elas estão sendo enviadas pela diocese de Criciúma (SC). As comunidades da paróquia São Raimundo, localizada na periferia da capital, e Santa Inês, na paróquia São Cristóvão, participam do Projeto Missionário.


De acordo com o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach, a Pastoral da Criança tem colaborado de forma eficaz na proteção, acompanhamento e cuidado com a vida. “Nesse momento todo especial, precisamos de muita oração pelas missionárias, para que não desanimem e façam o Reino de Deus acontecer. Onde nós promovemos a vida, Deus está no meio e abençoa”

A missionária Ana Milanez explica que o projeto tem foco na atenção a gestantes e crianças de até dois anos. “Dentro desse contexto, vamos identificar as pessoas que têm perfil de liderança e capacitá-las para que atuem em suas comunidades”, comenta.

Ações pela vida

Os primeiros trinta dias da missão são dedicados à ambientação, conhecimento da realidade local e escolha da metodologia de trabalho. Nesse período, em conjunto com as instituições do município, é realizado um mapeamento do número de gestantes e crianças.

Para a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, irmã Marinês Rech, a decisão das missionárias em assumir o projeto é uma alegria para toda a diocese. “Temos a grande missão de formar lideranças, que sintam alegria em poder aproximar mais as pessoas, ser mais da comunidade”, explica.

Em agosto de 2013, as líderes participaram de um treinamento na cidade de Bacabal (MA), com outros 16 missionários. O projeto foi implantado em mais de 70 municípios brasileiros, com atuação de 250 missionários voluntários.

 

Encontro debate formação do jovem líder

O protagonismo juvenil e a valorização da vida estão entre os temas da IV Semana do Jovem Líder promovida pela arquidiocese de Manaus (AM). O encontro reúne, entre os dias 6 e 10 de janeiro, mais de 400 líderes de 118 grupos de jovens da Pastoral da Juventude para o diálogo sobre a evangelização da juventude no Brasil.

Leia mais:Encontro debate formação do jovem líder

Liturgia em Mutirão III

Amazônia

Copa do Mundo