Site da 6ª Semana Social Brasileira é lançado como mais uma ferramenta de mobilização

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um conjunto de organizações parceiras lançaram o site da 6ª Semana Social Brasileira, no dia 28 de julho, uma plataforma que articula conteúdos, memória, agenda das atividades e relatos das experiências e da mobilização da Igreja do Brasil e da sociedade em torno do tema: “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.

A novidade tinha sido comunicada pela Secretária-Executiva da 6ª Semana Social Brasileira, Alessandra Miranda, reforçou que ainda que estão para ser lançados os materiais pedagógicos como o caderno de formação, com 45 textos e artigos de aprofundamento sobre o tema e as Orientações Metodológicas para realização dos mutirões.

Na plataforma, as pessoas poderão encontrar uma memória histórica do processo das semanas sociais brasileiras, desde a primeira realizada em novembro de 1991, com o tema: “Mundo do Trabalho, desafios e perspectivas”. A partir desta história, é possível perceber a relevância do processo da semana fazendo surgir diferentes experiências pelo Brasil, como resultado da 2ª Semana Social Brasileira, realizada entre 1993 e 1994, com o tema: “Brasil – Alternativas e Protagonistas”, que fez nascer a Articulação do Semiárido (ASA), com o envolvimento de mais de 400 entidades que atuam no Semiárido brasileiro.

Desde então, a ASA atua na incidência para gerar políticas públicas de convivência o bioma estigmatizado pela seca. Destaca-se como resultado desse processo, a campanha pela construção de um milhão de cisternas para o armazenamento da água da chuva, em um processo pedagógico de educação popular, por todo semiárido. Da 2ª SSB, nasceu também o Grito dos Excluídos que, desde então, mobiliza ações populares durante a Semana da Pátria, em setembro.

O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão, dom José Valdeci dos Santos Mendes, enaltece o processo de mobilização. “Vimos a importância desta semana, principalmente para este tempo que nós estamos vivendo. Podemos enumerar os mutirões necessários para fortalecer a vida, a justiça, por uma sociedade mais justa e fraterna, pela paz e o combate às injustiças”, disse.

Ele destaca como passos mais importantes deste momento, os mutirões que estão sendo realizados nos regionais; a mobilização das Pastorais Sociais e dos movimentos populares, por meio das plataformas virtuais e redes sociais, aprofundando o tema: Mutirão pela Vida por Terra, Teto e Trabalho e a produção dos materiais  de aprofundamento (subsídio, vídeos) incluindo a orientação metodológica.

Conheça o site da 6ª Semana Social Brasileira e faça parte deste mutirão: www.ssb.org.br

Tags:

leia também