No próximo domingo, 26, na arquidiocese de Juiz de Fora (MG), 14 candidatos ao diaconato permanente receberão os ministérios instituídos do leitorato e acolitato. A cerimônia será presidida pelo arcebispo metropolitando, dom Gil Antônio Moreira.
Os candidatos estudaram teologia na Escola Diaconal Santo Estévão durante três anos e meio. De acordo com o diretor da instituição, padre Luiz Carlos de Paula, o leitorato e acolitato são as etapas anteriores ao diaconato.
“A função do leitor é proclamar a palavra de Deus, não somente fazendo as leituras, mas assumindo o anúncio, ajudando na catequese e nos cursos bíblicos. Já do acólito é ajudar no altar e na apresentação das ofertas”, explicou padre Luiz Carlos.
“É uma alegria dar o primeiro passo para a ordenação, podendo já ampliar a nossa ação pastoral. Esses ministérios nos trazem maior responsabilidade e compromisso com a ação evangelizadora da Igreja, não só na minha paróquia, como também na arquidiocese”, disse o futuro diácono, José Getúlio de Sá Cavalcante.