Movimentos sociais e organizações, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Alternativa para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participaram da 14ª Romaria da Terra e da Água Padre Josimo, dias 8 e 9 de maio, em Colinas, no Norte do Tocantins.
A Romaria teve como tema: “Se os profetas se calarem, as pedras falarão!” e reuniu centenas de romeiros. O evento fez memória aos que doaram suas vidas em favor dos oprimidos dos povos do campo e da água, indígenas, quilombolas e camponeses.
A programação contou com oficinas sobre reforma agrária, segurança alimentar, conflitos pela água, ameaça dos grandes projetos, trabalho escravo, drogas, violência e povos indígenas e quilombolas. Houve momentos de partilha e troca de experiências entre os participantes.
No sábado, 9, uma missa foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito, e concelebrada pelos bispos de Miracema, dom Philip Dickmans; e de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira. Participaram da missa representantes do regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável pela organização da Romaria.
Com informações e foto do regional Nordeste 3.