Em vídeo da série sobre os 15 anos da Conferência de Aparecida, o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Antônio Peruzzo, fala sobre a iniciação à vida cristã, que foi um tema amplamente discutido depois de Aparecida, o que parece ter sido fruto também da conferência, abordando quais foram as preocupações e diretivas de Aparecida acerca do tema.
“O Documento de Aparecida marca com uma clareza ‘apolínea”, com uma clareza solar, um novo estímulo à atualização do Concílio Vaticano II na América Latina. Um dos temas importantes é a conversão pastoral e renovação missionária das comunidades. Esta expressão vai fundo em todos os movimentos e dinamismos de atuação da Igreja, especialmente no âmbito do tema Evangelizar”, disse.
De acordo com o arcebispo, o tema do discipulado é decisivo na conferência e está relacionado com a reflexão sobre a iniciação à vida cristã. “A novidade está em afirmar o quão urgente é a iniciação à vida cristã se quisermos que na América Latina a Igreja seja realmente evangelizadora”, disse.
Assista o vídeo na íntegra: