Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
15° Domingo do Tempo Comum 13/07/25 (Lc 10,25-37).
Texto inspirador: Então jesus lhe disse: vai e faze a mesma coisa (Lc 10,37)
Também, hoje, não faltam doutores da lei, mas infelizmente faltam os que vivam com fidelidade a realidade do Evangelho. A ortodoxia é necessária, mas a ortopraxia é fundamenta. Jesus não chamou doutores, mas quiz sequer também discípulos: bons samaritanos.
Jesus não faz apenas uma dura critica a vivência religiosa de seu tempo, mas há e também de todos os tempos: portanto incluso os nossos. Muitos falam religiosamente bem, como os doutores da lei ou fariseus. Outros- e estes abundam- agem como bons cobradores dos impostos e do dízimo. Falam até de ofertas, mas não agem como bons samaritanos, nem tem olhos, para ver, os que jazem a beira dos caminhos, deixando-os abandonados em seus sofrimentos.
A pergunta a ser feita não é “quem é meu próximo”, mas a de quem sou eu próximo. Hoje, em dia, não faltam religiões e seitas, aliás estas crescem todo o dia mas falta o verdadeiro culto a Deus, bem como o serviço ao próximo. Também hoje, cada um de nós, deve tornar-se próximo do próximo.
Outrora, Jesus, respondeu ao doutor da lei “vai e faça o mesmo”. Hoje, Ele repete a mim e a nós todos, pois não faltam assaltantes, e nem outros criminosos. Infelizmente continuam raros os bons samaritanos, para irem ao encontro dos caídos nos caminhos da vida e dos necessitados, cujo o número aumenta diariamente. Conseguiremos nós, nos tempos atuais ouvir a Jesus e obedecer-lhe? A decisão é sempre minha, tua, nossa.
