Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)

 

 

A Paz esteja conosco (Jo 20, 19.21.26).

Felizes os que creem, mesmo sem terem visto, disse Jesus a seus discípulos (Jo 20,29). Não deveria este ser nosso caso? De fato, ouvimos a Palavra de Jesus, mas não O vemos. Nossa vida, hoje, é pela fé, esperança e caridade. Não pela visão. Esta, é para vida eterna. Somente. Devemos, portanto, lutar para alcançá-la.

Afirma o Evangelho – “era noite” quando Jesus apareceu, como ressuscitado. Noite? Cronologicamente? Talvez. Certamente, era ainda noite no coração dos discípulos. Era-lhes difícil aceitar a Ressurreição de Cristo, depois, de tudo o que tinham visto. Aliás, por causa do medo, até chegaram a fugir.

O Ressuscitado, aparecendo aos seus, saudou-os, desejando-lhes a paz e abençoando-os com muitos dons.

1) O Espírito Santo: o principal.

2) Com Ele (o Espirito Santo): a Paz. Desejou-a, bem, 3 vezes.

3) O perdão dos pecados: quem perdoa é sempre Deus. Mesmo, lá, onde Jesus, nem é conhecido. Mas também pela Igreja: “a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, a quem os retiverdes ser-lhes – ao retidos ” (Jo 20,23).

Tomé, no entanto, estava, ausente, quando Jesus apareceu: “ se eu não vir a marca dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei, disse. ” (Jo 20,28b). Quem é Tomé hoje? Eu. Você. Nós todos. Como é difícil, crer, mormente, em nossos dias. Porém, sem Fé, não há salvação, nem visão beatífica. À obra de Jesus, devem corresponder, de nossa parte, a Fé e o Amor. À bela e comovente profissão de Fé do Apóstolo Tomé: “Meu Senhor, é meu Deus, ” saberemos nós, hoje em dia, corresponder, agindo de modo semelhante? Ou ainda melhor? Infelizmente, os homens e as mulheres não sabem, ou não querem, cultivar sua intimidade e ternura para com Deus. Desejam, no entanto, ser felizes… A felicidade, porém é dom e conquista. Portanto se a Tomé, imitamos, duvidando, imitemo-lo, também na profissão de Fé e no testemunho, que ele deu, ao entregar a vida pelo martírio a Jesus Cristo: O mestre.

Como, assim? Assumindo, corajosamente, a missão de transformar o mundo. Não é isso que Jesus, o Ressuscitado pede aos seus? Pede? Não, manda (Mt 28,19s).

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

leia também