A necessidade da renovação paroquial apontada pelo Estudo 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, foi tema de reflexão da 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do regional Sul 1. O evento aconteceu de 18 a 20 de outubro, em Indaiatuba (SP), com presença de mais de 220 participantes, entre bispos, padres, religiosas e leigos de todo o estado de São Paulo.
A assessoria foi do bispo de Amparo (SP) e membro da Comissão da CNBB de redação do estudo 104, dom Pedro Carlos Cipolini. Na exposição, o bispo ressaltou alguns pontos necessários para a renovação paroquial: a descentralização, corresponsabilidade, ministerialidade, pertença, poder-serviço, missionariedade, transformação social. Dom Pedro apresentou o Estudo com base no Documento de Aparecida, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e nas palavras do papa Francisco aos bispos da CNBB e do Celam. “Hoje estamos em um novo momento, uma mudança de época. Sendo assim, é cada vez mais urgente nos perguntarmos: o que Deus pede a nós?”, questionou.
O arcebispo de São Paulo e presidente do regional Sul 1 da CNBB, cardeal Odilo Pedro Scherer, fez referência às orientações do papa Francisco sobre a renovação da Igreja e a vida eclesial centrada em Jesus Cristo. “O Santo Padre nos alerta da importância de não perdermos a Esperança. Ele insiste sobre a necessidade de irmos às periferias, ao encontro das pessoas e renovar a cultura do encontro, com Deus, com Jesus Cristo e com o outro”, disse. Dom Odilo destacou, ainda, três pontos acerca da renovação das paróquias no contexto da nova evangelização, são eles: testemunho dos que creem, ir ao encontro e esforço comum para um Projeto Pastoral centrado no essencial: Jesus Cristo.
Cinco experiências de novas formas de comunidades evangelizadoras foram apresentadas pelo arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes Rodrigues, como o Sistema Integral da Nova Evangelização (Sine), Missões Redentoristas, Missões Populares, Células Católicas, Alpha. Os participantes se reuniram em grupos de trabalhos para reflexões da renovação da paróquia e indicaram pistas de ações para as dioceses do regional Sul 1.
Em uma retrospectiva das atividades da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, destacou o entusiasmo do papa Francisco em sua visita ao Brasil, como a viagem ao Santuário Nacional e a atenção e evangelização da Amazônia. “O papa ama o povo brasileiro”, disse.