Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Jesus proclama o texto de Isaías 61,1-2. Ele o relê e o aplica a si mesmo, apenas, excluindo a afirmação do “dia da vingança” (Is61,2), dizendo “Hoje se cumpriu, a Palavra da Escritura, que acabaste de ouvir” (Lc4,21).
- Primeira leitura: Nehemias (8,2-10). O povo de Deus não era mais escravo na Babilônia, mas o era de si mesmo. Aconteciam, de fato, injustiças, violências, roubos e outros abusos. Não tinham aprendido a lição. Como vemos, não mudou, muito, hoje em dia. Por quê? Ignorância da Palavra de Deus, desobediência aos mandamentos e muito culto, sem alma e sem vida. O que fez Esdras, a seu tempo? Cf(8,2-10).
1.1. Ele lê atentamente a Palavra de Deus.
1.2. Todos, menos as crianças, a entenderam e se alegraram.
1.3. Conscientizaram se, de suas faltas. A consciência os acusou.
1.4. Arrependeram se.
1.5. Hoje, como, proclamamos a Palavra de Deus? Bem preparada? Bem apresentada? Os ouvintes, percebem suas faltas e se convertem? Não falamos, demais e às vezes, sem nexo? Analisemos o conteúdo, dos Esdras hodiernos, porque o de outrora, já o sabemos. Conseguiu o seu objetivo. Pergunto: o dia da audição e da leitura da Palavra de Deus é para nós, hoje, dia de festa e de alegria?
- Segundo a leitura. Paulo continua falando dos carismas (dons), ministérios e serviços etc. Quer organização na comunidade de Corinto: sem rivalidades e sem omissões. Quem é Paulo hoje? Os Coríntios somos, todos nós. O apóstolo dos gentios compara os membros da comunidade, com os membros do nosso corpo. Um estando doente, todos sofrem. Quais são os carismas que mais faltam e quais os mais importantes, hoje? Quais mais aparecem? Não, são, exatamente, os que melhor e mais servem, à comunidade… Estes, no entanto estão intimamente ligados, com a vivência e o anúncio da Palavra de Deus. Como, se preparam os que anunciam a insubstituível Palavra de Deus, para a vida da comunidade?
- Outro exemplo: São Lucas (Lc1,1-4). Ele, antes, de escrever, se prepara. Apresenta tudo ordenadamente e de acordo com a importância. Por isso, pesquisa. Consulta. Faz seu esquema. Escreve, em grego e por sinal, muito bem, empregando um estilo, bastante atraente. Foi o único, entre os evangelistas, que não conheceu, pessoalmente, Jesus Cristo. Foi, além do mais, também um bom evangelizador e missionário, nos apresentando seu belo evangelho (o terceiro) e o Atos dos Apóstolos São duas joias do Novo Testamento.
- Lucas apresenta-nos hoje a linha programática da vida e missão messiânica de Jesus, que afirma de si: hoje se cumpriu, o que ouvistes. Ele reinterpreta e atualiza o texto de Isaías (Is61,2-1). A plenitude da obra salvífica de Deus, se realiza, em e por Cristo. O Antigo Testamento é apenas é propedêutico. Por isso, naquele tempo, todos os homens, tinham seus ouvidos atentos, as Suas Palavras e os olhos fixos Nele. Jesus falava com autoridade. Ele é o novo. O definitivo: o Consagrado, ungido Filho de Deus.
- O que Lucas, mais acentua no seu evangelho?
5.1. A dimensão orante de Jesus. (Lc3,21;5,16;6,12.28;9,18.28;29;11,1-2;18,1;22,40-41).
5.2. Atração da Sua pessoa e Sua misericórdia. Ele tem amor. Perdoa sempre, sem esquecer, no entanto, a necessidade do arrependimento Cf parábolas e ensinamentos. (Lc7,36-50;10.25-37;15.4-32;19.1-10).
5.3. A dimensão religioso-social da Sua missão.
5.3.1. Realiza sempre a vontade do Pai.
5.3.2. Não forma, apenas, frequentadores do templo, mas homens e mulheres, bem como governantes honestos e justos, para que, não se esqueçam dos doentes, dos pobres, dos carentes. Acentua, bastante a justiça social. Ninguém deve possuir, demais e também, ninguém, de menos. A Igreja deve agir paternalmente voltada para os mais necessitados e maternalmente, presente na vida dos filhos, dos cidadãos, sem nunca esquecer o princípio da justiça e do bem comum.
Conclusão. Se hoje, muitas igrejas são bastante ricas, algo está errado. Existem, então nelas, mais emparentados de Judas Iscariotes e menos de São Tiago (Tg2,5-8).
