Os participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC) tiveram uma manhã cheia, nesta sexta-feira, 9, em Itaici (SP). Foram três conferências discutindo a catequese como caminho para o discipulado. Um dos conferencistas foi o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering, que é membro do Departamento Missões e Espiritualidade, ao qual está ligada a seção Catequese, do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).
Segundo dom Juventino, o tema do discipulado ficou esquecido na Igreja. “Ao longo dos séculos este tema [do discipulado] foi sendo reduzido a ponto de quase entrar no esquecimento da prática pastoral. Com o Concílio Vaticano II houve uma renovação na Igreja, especialmente com Lúmen Gentium”, disse.
Dom Juventino explicou que a 3ª SBC tem três inspirações básicas: a bíblia, o documento da V Conferência do Episcopado da América Latina e Caribe e o Diretório Nacional de Catequese. De acordo com o bispo, estas “inspirações” estão resumidas no tema do evento, “Catequese, caminho para o discipulado” e no lema: “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.
“Catequese é um dos caminhos da ação evangelizadora da Igreja. Mas um caminho interligado com outros caminhos, como a liturgia, a dimensão social da fé, ecumenismo, dimensão missionária. Porem a catequese não é qualquer caminho”, acrescentou o bispo.