A Pastoral da Criança do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou, no dia 17 de agosto de 2025, seus 40 anos de presença e atuação em Santa Catarina. A celebração eucarística aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha (SC), tendo como lema: “40 anos da Pastoral da Criança em SC, Cuidando da Vida como Peregrinos de Esperança”.
O evento acontece no ano em que a Igreja vive o Jubileu Peregrinos de Esperança e reuniu lideranças, famílias, voluntários e comunidades que fizeram memória e renderam graças por esta caminhada.
A missa foi presidida por dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da diocese de Lages e referencial para a Ação Sociotransformadora em Santa Catarina. Em sua homilia, dom Guilherme destacou o nascimento da Pastoral da Criança como resposta evangélica ao sofrimento vivido por milhares de famílias na década de 1980.
“Milagres acontecem como pequenos gestos simples ao alcance de todos. Com gestos pequenos e simples começaram a ser salvas milhares de crianças. Soro caseiro, visitas domiciliares, orientação para gestantes, pesagem mensal. Isso não era destino fatal, mas fruto da falta de políticas públicas e de injustiças sociais”, afirmou.
Ao recordar a fundadora da Pastoral, Dra. Zilda Arns, e as origens em parceria com dom Paulo Evaristo Arns e dom Geraldo Majella, o bispo ressaltou a inspiração cristã que sustentou esse trabalho:
“Não era vontade de Deus a morte de tantas crianças. O Evangelho nos mostra que Jesus dizia: deixai vir a mim as crianças. Quem dá de seu tempo, de seu carinho e de seu amor aos pobres, especialmente às crianças e gestantes, tem o nome escrito no céu. Não existe milagre maior do que salvar uma vida inocente”.
Durante a celebração, foi feito um resgate da memória histórica da Pastoral da Criança, com homenagens às coordenadoras das Arqui/dioceses e fala da coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro. Também foi feito uma exposição com fotos, reportagens e relatos que reconstruiu a trajetória da pastoral, recordando os frutos colhidos ao longo dessas quatro décadas.
A programação contou ainda com almoço no salão paroquial, apresentações de danças folclóricas, visita ao Memorial Zilda Arns e, ao final, a saída em peregrinação até a Basílica do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.
Ao longo de 40 anos, a Pastoral da Criança em Santa Catarina consolidou-se como presença da Igreja junto às famílias mais vulneráveis, com ações voltadas à saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade. Milhares de voluntários contribuíram para reduzir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento integral de crianças e gestantes.
O momento celebrativo foi também convite à continuidade do compromisso: seguir cuidando da vida, como peregrinos e peregrinas de esperança.
Confira, abaixo, a nissa transmitida ao vivo:
Matéria e Fotos: Jaison Alves da Silva | ASCOM CNBB Sul 4
