49ª AG: Coletiva de imprensa desta terça-feira, 10

A coletiva de imprensa de hoje, 10, terá a presença do cardeal Odilo Pedro Scherer e dos bispos dom Angélico Sândalo Bernardino e dom Manoel João Francisco. Como de costume a coletiva será na sala de imprensa do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida às 15h.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo (SP). Nasceu no dia 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo (RS). Foi ordenado no dia 2 de fevereiro de 2002. Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR), e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS) e Teologia no Studium thelogicum, Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Tem mestrado em Filosofia e doutorado em Teologia pela mesma universidade. Como bispo já foi secretário geral da CNBB (2003-2007), membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, membro da Congregação para o Clero (desde 2008), membro do Conselho do Sínodo dos Bispos (desde 2008), membro do Conselho Pontifício para a Família (desde 2009), membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), desde 2009. Atualmente é também membro do Conselho Permanente da CNBB (2007-2011).

Dom Angélico Sândalo

Bispo emérito de Blumenau (SC) é paulista de Saltinho e nasceu no dia 19 de janeiro de 1933. Foi ordenado no dia 25 de janeiro de 1975, em São Paulo (SP). Estudou Filosofia no Ipiranga, São Paulo, e Teologia em Viamão (RS). É também jornalista. Entre outras atividades foi delegado da IV Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, em Santo Domingo; delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da CNBB; presidente do Regional Nordeste 4 (Santa Catarina), delegado da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e caribenho, de Aparecida (SP), em 2007. É membro da Sub-Comissão para os Bispos Eméritos.

Dom Manoel João Francisco

Bispo diocesano de Chapecó (SC) nasceu no dia 5 de setembro de 1946 em Itajaí (SC). Foi ordenado em 21 de fevereiro de 1999. Estudou Filosofia e Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Instituto Teológico de Curitiba. É especialista em gerontologia e mestre e doutor em Teologia Dogmática. Dom Manoel já foi bispo responsável pela Pastoral Indigenista e Liturgia no Regional Sul 4 (Santa Catarina), membro da equipe nacional de Liturgia, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Tags: