Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

 

4º Domingo do Advento 21/12/25 (Mt 1,18-24). 

Texto referencial: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos pecados”. (Mt 1,24). 

Trata-se do último domingo antes do Natal. Maria, já entrou em cena. Trata-se da Mãe do Messias predita pelos profetas. Ela assume sua missão. Não sem problemas ou dificuldades. O evangelho os apresenta, envolvendo o José (o esposo) e Maria – a mãe. Foi terrível para ambos. Deus sempre, ajuda a resolver nossos problemas, mas quer que assumamos nossa missão, nossa parte. Não nos substitui. Repito: tanto Maria como José sofreram com isso. Todavia assumiram o que lhes cabia. 

Poderiam, eles pensar que o Salvador da humanidade, viesse a nos desse jeito? Maria era virgem: o texto o confirma (Mt 1,25). José é surpreendido com a gravidez de Maria. Não eram casados. Eram noivos. José era santo, mas também humano. Quis abandonar Maria. Então o anjo lhe apareceu e tudo explicou. Não poderia ter aparecido antes para assim explicar tudo? Poderia…, mas não foi o caso. Foi Deus cruel com ele? Um tanto despótico? Abusou deles? Não. Procurou simplesmente prová-los. Quis – isso sim – fazê-los, crescer na fé e no amor, aumentando-lhes a recompensa na vitória sobre as dúvidas. 

Com as dificuldades mil, eles – José e Maria – se preparam para o Natal. Nunca houve um Natal semelhante a este. Faltou conforto, mas não alegria e amor. O Messias veio como prometido, mas os seus (Israel), não o acolheram. O Salvador não teve nem berço para nascer, mas certamente superabundou carinho, calor humano e contemplação, junto ao presépio.  

E hoje como andam as coisas? Fala-se muito em papai Noel e presentes. Há belas árvores de Natal. Fazem-se festas e enfeitam-se cidades, canta-se até mesmo meio desafinado “Noite Feliz”, mas em muitos corações há tristeza e crianças chorando de fome. Se lá onde Jesus nasceu e falou tanto amor e paz, hoje há guerras e outros precisam fugir para sobreviver. De minha parte um feliz e santo Natal. 

 

Tags:

leia também