Teve início, na terça-feira, 28, a 56ª Assembleia Pastoral Regional CNBB NE2. Depois de dois anos sem encontros presenciais, arcebispos, bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, se reúnem no Convento de Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
A abertura do evento contou a palavra de acolhida do bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e secretário da CNBB NE2, dom Francisco de Sales, e o bispo de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos. Em sua fala, o pastor anfitrião, expressou a alegria de receber por mais um ano a Assembleia.
Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e lema “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,7b), o evento segue até a quinta-feira, 30, com palestras, trabalhos em grupo e momentos de oração.
Presidência da CNBB presente
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez a Conferência de Abertura do evento, por videoconferência, com o tema “Por uma Igreja sinodal: desafios e perspectivas”. Dom Walmor reforçou que a sinodalidade “é o tesouro da Igreja e sua fundamentação está na Santíssima Trindade”.
“A sinodalidade é muito mais do que celebrações, é a expressão do viver e do agir que se realiza a comunhão com a Trindade Santa. Na Igreja no Brasil temos experiências sinodais exitosas e também da ação pastoral, mas precisamos de algo mais místico”, disse dom Walmor durante a teleconferência.
Na manhã desta quarta-feira, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, presente no evento, abordou o tema “Comunhão: dom, caminho, sinais e entraves”, destacando em sua fala os aportes da comunhão, pelos quais a igreja tem insistido em trabalhar. A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do Regional Nordeste 2 no Youtube.
No segundo momento da manhã, os cerca de cem participantes da Assembleia foram divididos em oito grupos. Em cada sala, as equipes puderam discutir a aprofundar as questões apresentadas por dom Joel.

Acompanhe a cobertura completa da 56ª Assembleia Pastoral Regional CNBB NE 2.
Com informações e fotos de Assessoria de Imprensa do Regional Nordeste 2 e Rafael Augusto (Pascom Campina Grande)
								
														
								