Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Tema: Ide! Da igreja local aos confins do mundo
Acontece em Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro o 5º Congresso Missionário Nacional (CoMiNa). Missionários de todo o Brasil se reunirão no Amazonas para discutir e refletir como está a missão da Igreja. Se de fato a Palavra de Deus está chegando a quem mais precisa. O Congresso é nacional, mas reflete a missão da Igreja no mundo, pois daqui do Brasil são enviados missionários ao redor do mundo.
Como diz o tema desse congresso: “Ide! Da igreja local aos confins do mundo, o Senhor nos envia para anunciar o evangelho aos quatro cantos da terra. A Igreja precisa refletir e ajudar aqueles missionários que estão mais distantes. Podemos refletir a situação dos missionários que estão na Terra Santa, na Ucrânia onde estão acontecendo os diversos conflitos, refletir a situação dos missionários que estão na África, no Haiti, enfim, mesmo em meio aos conflitos a Palavra não deixa de ser anunciada. É preciso ajudar esses missionários tanto com recursos financeiros, ou mesmo com ajuda humanitária.
È ordem de Jesus que o Evangelho seja anunciado aos quatro cantos da terra. O lema desse 5º Congresso é: “Corações ardentes, pés a caminho”. Os missionários a exemplo dos discípulos de Emaús tem que sentir o coração arder ao ver repartir o pão “Eucaristia”, e a partir disso se colocarem a caminho para anunciar a Palavra de Deus. Esse tema e esse lema são inspiradores para esse encontro, para que da Igreja e, sobretudo, a partir da Eucaristia possamos ir aos quatro cantos da terra anunciar a Palavra.
No continente americano é comum acontecer os congressos missionários, esse Congresso Missionário Nacional é em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM 6), que será realizado entre 19 e 24 de novembro de 2024, em Porto Rico. Sobretudo aqui na América Latina há muitos lugares com pobreza extrema e que a Igreja precisa ajudar, tanto a ajuda com a evangelização como a ajuda humanitária, com recursos naturais. A Igreja tem uma importante missão no Haiti, na América Central, que foi marcado por desastres naturais nos últimos anos, como por exemplo dois terremotos. todo batizado ou batizada são discípulos e missionários do Senhor e chamados a anunciar a Palavra aos quatro cantos da terra.
Todo batizado deve ter dentro de si o espírito missionário e aberto a evangelizar onde estiverem, ou onde a Igreja enviar. Coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias juntamente com o Conselho Missionário Nacional, têm contribuído para amadurecer nos fiéis essa consciência missionária. A missão deve estar além-fronteiras, ou seja, devemos sair dos muros da Igreja e ir ao encontro das pessoas.
O 5º Congresso Missionário Nacional visa conscientizar a todos os participantes que a missão da Igreja deve ser como dissemos acima além dos muros de nossas Igrejas e deve ser Ad gentes, ou seja, ir ao encontro sobretudo daqueles batizados que estão por algum motivo afastados da Igreja. Das quatro notas da Igreja Católica, a terceira nota que é Católica, significa universal, ou seja, a Igreja deve estar presente no mundo inteiro anunciando a Palavra de Deus.
O Espírito Santo é o protagonista da missão e acompanha todos os missionários e faz com que todos os missionários dirijam palavras acertadas e por meio da ação do Espírito Santo a Igreja recebe novos batizados. A Igreja permanece de pé mesmo em meio as dificuldades, e sempre conquista novos fiéis graças a ação do Espírito Santo.
A escolha da região Amazônica para receber esse Congresso tem por objetivo conscientizar os participantes a abrirem-se as novas oportunidades de missão, a partir da experiência missionária da região Amazônica. O Congresso visa concretizar a opção preferencial da Igreja pelos pobres, ou seja, somos convidados a evangelizar nas periferias existenciais de nossas paróquias e comunidades, levando não só a Palavra de Deus, mas ajudando nas necessidades que as famílias necessitarem.
Este Congresso Missionário acontece um mês depois do mês dedicado as missões, até mesmo podendo partilhar as experiências que possa ter acontecido ao longo do mês missionário nas paróquias e comunidades. Inclusive muitos missionários chegaram no início da semana para o Congresso e realizaram missão na região Amazônica, e poderão partilhar a experiência ao longo do Congresso.
O 5º Congresso Missionário Nacional tem por objetivo ser além de um encontro, mas uma oportunidade de reflexão sobre a importância da missão e despertar em todos os participantes o ardor missionário. Ao participar da missão é muito gratificante, pois não fazemos a missão por nós próprios, mas porque Deus nos chamou e enviou.
Rezemos por todas as pessoas que estão participando deste Congresso (entre os quais um Bispo Auxiliar nosso aqui do Rio de Janeiro) e que a partir desse Congresso a missão da Igreja se consolide cada vez mais. Que possamos mesmo de longe acompanhar os frutos desse Congresso e quem sabe possamos participar dos próximos que virão. Comecemos a ser missionários em nossas paróquias e comunidades e depois nos abramos a missão Brasil a fora. Estamos aqui em nossa arquidiocese no tem das missões populares e, dando passos no II Sínodo Arquidiocesano que tem o tema das missões. Os nossos seminaristas do Regional Lese 1 participaram semanas atrás de missões na Diocese de Volta Redonda. A nossa cidade necessita de muitos trabalhos missionários. Mas, mesmo assim, temos missionários enviados a outras regiões do Brasil e do mundo como dimensão de abertura universal.
Peçamos a proteção de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e de Nossa Senhora que se sempre vai à frente dos missionários. Que a missão ao redor do mundo dê frutos. Amém.