8º dia da trezena de São Sebastião

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

Rezamos, nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, o oitavo dia da Trezena de São Sebastião, nesta bonita e diferente peregrinação com a réplica da imagem histórica do Glorioso Mártir por nossa cidade. Estamos nos aproximando do grande dia da festa de nosso padroeiro São Sebastião, momento especial de pedir a ele muitas graças para nós e nossas famílias. Esse ano de maneira mais contida devido a pandemia da Covid-19, mas estaremos unidos em oração pedindo a intercessão de São Sebastião por todos nós moradores dessa cidade maravilhosa.

Esse oitavo dia da trezena de nosso padroeiro traz como subtema o seguinte: São Sebastião, fortaleza de Deus. A fortaleza é um dom vindo do alto, ou seja, é um dom do Divino Espírito Santo, que todos nós devemos trazer em nosso coração. O dom da fortaleza nos ajuda sobretudo a vencer os obstáculos e dificuldades do dia a dia e nos ajuda a enfrentar as forças do mal de pé. O dom da fortaleza nos ajuda a não cairmos em tentação e amar a Deus sobre todas as coisas.

Com certeza São Sebastião trazia de dentro de si essa fortaleza de Espírito, pois teve que enfrentar muitas batalhas durante a sua vida. Por isso mesmo o tema desse oitavo dia traz esse título de São Sebastião como força de Deus. Que por intercessão de São Sebastião possamos ser fortes nas batalhas do dia a dia e na luta contra o mal e a perversidade que tem tantas facetas no mundo desorientado como o de hoje. Que Deus nos dê a fortaleza de Espírito para não cairmos em nenhuma tentação.

A fortaleza de Espírito também nos mantém firmes na fé e alegres na esperança de dias melhores que estarão por vir. Ainda mais agora com a pandemia da Covid-19 temos que ter a fortaleza de Espírito para não esmorecermos diante da doença e ajudar a levantar aqueles se encontram abatidos e desanimados, sobretudo aqueles que perderam seus entes queridos. Devemos ter a fortaleza de Espírito para podermos construir um futuro melhor, principalmente agora após a pandemia. Que Deus por intercessão de São Sebastião nos dê essa fortaleza de Espírito.

Devemos ser a fortaleza de Deus para a nossa família, protegendo-a de todo o mal. Como poderemos ser essa fortaleza de Deus para a nossa família? Por meio da oração diária e da entrega que fazemos da nossa família a Deus, com isso ela vai se fortalecendo e a nossa casa vai se enchendo da fortaleza de Deus vinda através dos dons do Espírito Santo. Lembrando que a nossa casa deve ser sustentada pela rocha que é Deus, não podemos construir a nossa casa sobre a areia, se não ela desmorona e sua ruína será completa.

São Sebastião foi nomeado capitão da guarda pessoal do Imperador Diocleciano, devido a sua dedicação, fidelidade e lealdade. Mesmo com essa responsabilidade ele pode ajudar os pobres, os perseguidos e os injustiçados. O Imperador Diocleciano fazia uma feroz perseguição aos cristãos e alguns foram presos e tiveram seus bens confiscados. Um grande número deles foi martirizado e tantos outros ficaram pobres. São Sebastião, além de confortar e encorajar os presos, dedicava-se a amparar as viúvas, órfãos e os pobres de sua comunidade.

Por isso como vemos São Sebastião era a fortaleza e a força de Deus para tantas pessoas, ele as encorajava a seguir adiante, a manter a chama da fé acesa e acreditar em Deus que tudo aquilo era uma provação e que iria passar. Aprendamos do exemplo de São Sebastião e na nossa realidade do dia a dia ser essa fortaleza de Deus para as pessoas. Fazer com que as pessoas acreditem em dias melhores e manterem a chama da fé acesa e que os momentos difíceis e duros da nossa vida não duram para sempre, são passageiros. Devemos sempre confiar em Deus e na sua graça salvadora para todos nós.

Ajudar a confortar os desanimados e os que já não encontram mais sentido para viver é um ato de caridade, que também é uma virtude do cristão. Eu devo ter atitude de caridade com o meu próximo que está passando por um momento difícil. Deus que infunde em nós esse sentimento da caridade e nos faz auxiliar os pobres, encarcerados e as viúvas.

São Sebastião, durante a sua vida aqui na terra, foi um exemplo de firmeza em seus propósitos, nunca vacilou, mesmo diante das ameaças e a exemplo de seu Divino Mestre, não abriu a boca para se queixar enquanto era açoitado e flagelado. Por isso, devemos aprender a reclamar menos diante das dificuldades que aparecem em nossa vida e acreditar mais em Deus e com a graça e a força D’Ele superaremos todas as dificuldades que possam aparecer em nosso caminho.

Que São Sebastião o mensageiro da esperança nos ajude a termos fé e esperança em Deus e que Ele nos mande o Espírito de fortaleza para superarmos todos os obstáculos da nossa vida e auxiliar aqueles que se encontram desanimados e descrentes da fé.

São Sebastião, rogai por nós.

 

Tags:

leia também