Nesta terça-feira, 21 de junho, a partir dás 19h30, o Fórum Paz no Rio realiza mais um encontro, desta vez dando voz aos representantes de segmentos religiosos presentes no estado do Rio de Janeiro (RJ). A transmissão será pelas plataformas digitais do Regional Leste 1 da CNBB e das arquidioceses e dioceses do Rio de Janeiro, da WebTV Redentor e da Rádio Catedral FM 106.7.
O Fórum Paz no Rio surgiu em 2021 a partir dos crescentes casos de violência no Estado do Rio de Janeiro, principalmente nas cidades pertencentes à Região Metropolitana. Na ocasião, os arcebispos e bispos do Estado se manifestaram por meio de uma mensagem oficial. Percebendo que somente essa fala inicial seria insuficiente, foi criado o Fórum com o objetivo de ser um espaço permanente para debater não somente a temática da violência, mas a promoção de uma Cultura de Paz, como insiste o Papa Francisco.
Dom Tiago Stanisław, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, fará a abertura deste quarto encontro do Fórum. O bispo terá a companhia do diácono Nelson Águia, secretário da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese do Rio de Janeiro, como mediador da noite. Juntos, receberão como convidados o Pastor Silas Esteves, Fundador e Presidente do Ministério Bethesda e membro da Missão Somos Um; o Dr. Paulo Maltz, Diretor de Assuntos Inter-Religiosos da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ); o Sr. Alexandre Pereira da Silva, diretor de Assuntos Inter-Religiosos do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ); e o Bàbálórìsà Pai Márcio de Jàgún, sacerdote do Candomblé e atual dirigente do Ilé Ásè Obalúwáiyé no bairro Pedra de Guaratiba no Rio de Janeiro, professor universitário, articulista e escritor.
Dessa forma o Fórum Paz no Rio segue firme em seu objetivo que é ser um espaço de diálogo, com diversos representantes da sociedade civil, favorecendo o diálogo a fim de identificar os valores fundamentais, os desafios e as ações para colaborar na construção de uma cultura do encontro e da paz.
