Treinamento aprimora a utilização da metodologia de gestão por resultados na sede da CNBB

Na manhã da terça-feira, 12 de setembro, o Comitê Gestor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu para os colaboradores da entidade um treinamento de alinhamento dos principais conceitos da metodologia OKR (Objetivos e Resultados Chaves), implantada na sede há dois anos.

Evolução da adoção do método nas áreas. | Fotos: Willian Bonfim – Ascom CNBB.

O modelo de gestão por resultados tem como objetivo definir metas, criar alinhamento e engajamento em torno dos resultados mensuráveis de uma organização.

O treinamento, de acordo com o membro do Conselho Gestor e o consultor de gestão de processos na CNBB, José Bezerra Luna, consolida uma etapa de amadurecimento da ferramenta de gestão na CNBB.

“Há dois anos vimos implantando este modelo de gestão por resultados, baseados no OKR. Partimos de 4 áreas para 17 setores e departamentos hoje. Vimos a necessidade de melhorar qualitativamente a definição de objetivos, resultados-chave, tarefas mais objetivas e planos de ação”, explicou.

O objetivo, segundo Luna, é dar um salto qualitativo na aplicação dos conceitos, incluindo os que ainda não tinham aprofundado o método, tendo em vista que os próximos planejamentos trimestrais, como último trimestre do ano, já seja possível avançar em relação aos anteriores utilizando os conceitos mais atuais.

Ganhos e resultados

De acordo com o ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, sob orientação da presidência da CNBB, a metodologia de gestão vem buscando consolidar em todos os níveis da organização processos que primam pela lisura e transparência, cuidado com os dados e informações e o rigor na observância do que prescrevem as leis.

Ele destaca que já é possível visualizar uma mudança de cultura organizacional na CNBB na organização de seu trabalho mais focado em resultados.

Como ganhos da metodologia, o consultor de gestão de processos na CNBB, José Luna, destaca que hoje os departamentos têm uma melhor visão das outras áreas e da instituição como um todo, dando-lhes mais clareza quanto ao seu papel. “Percebemos também um maior engajamento dos colaboradores em relação aos objetivos declarados e com métricas a serem acompanhadas e alcançadas”, disse.

Outro avanço, apontado por Luna, é que hoje se vê claramente que cada setor entende bem o que os outros departamentos fazem e, mais do que isto, também contribuem para o alcance dos objetivos de outras áreas para que, no final das contas, a CNBB possa ser beneficiada.

No momento, segundo Luna,  a CNBB começa a trabalhar melhor o seu papel de ser uma referência e compartilhar experiências positivas que podem ajudar as dioceses. “Além dos avanços na controladoria, contabilidade em dia e planejamento orçamentário, temos também modelos de objetivos e resultados que também a Conferência pode apresentar aos regionais para ajudar a melhorar nos resultados”, disse.

João Mateus Sales vai adotar a gestão por resultados na Casa dom Luciano. | Fotos: Willian Bonfim – Ascom CNBB.

Participaram ainda do treinamento, o novo diretor do Centro Cultural Missionário, padre Tiago Ávila Camargo e o gestor da Casa Dom Luciano de Almeida, João Mateus Sales, frentes onde a metodologia de gestão por resultados também será implantada.

O gestor da Casa Dom Luciano de Almeida acredita que a metodologia pode ajudar a Casa a aperfeiçoar o atendimento na recepção, gerar economia em áreas como a cozinha e oferecer um atendimento com mais excelência no serviço de hotelaria. A expectativa é que em um mês a casa também adote a gestão por resultados.

 

 

 

Tags: