A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizará, de 27 a 31 de julho de 2026, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, reunindo bispos, reitores, formadores e demais responsáveis pela formação presbiteral no país. A programação deste ano será marcada também pela realização da Assembleia Geral da OSIB, em caráter eletivo, quando será escolhida a nova presidência nacional da entidade.
Promovido anualmente pela OSIB, o encontro acontecerá na Casa Mãe Acolhedora e terá como tema central “A formação presbiteral no contexto da cultura digital: desafios, possibilidades e implicações para o exercício do ministério presbiteral”. A proposta é oferecer aos participantes um espaço de reflexão, atualização e partilha sobre os desafios contemporâneos da formação dos futuros presbíteros, em sintonia com as transformações culturais e tecnológicas que marcam a sociedade e a vida eclesial.

Assembleia Geral da OSIB
Além da programação formativa, o encontro acolherá a Assembleia Geral da OSIB, convocada pela presidência nacional da organização, conforme o artigo 8º do Estatuto. De acordo com o edital de convocação, a assembleia acontecerá no dia 31 de julho, às 8h30, com direito à participação e voto dos membros, segundo as normas previstas nos artigos 18 e 19 do Estatuto Canônico da entidade.
A realização da Assembleia dentro do encontro nacional reforça o caráter eclesial e institucional da iniciativa, que une formação, discernimento e corresponsabilidade na condução da missão da OSIB junto aos seminários e institutos de formação do Brasil. Ao reunir os diversos agentes envolvidos na formação presbiteral, o encontro se torna também espaço privilegiado para a escuta, a avaliação do caminho percorrido e a definição de novos encaminhamentos para o próximo quadriênio.
Programação
Neste ano, a reflexão proposta pela OSIB se concentra no impacto da cultura digital sobre a formação dos futuros presbíteros e sobre o exercício do ministério sacerdotal. Inspirado pelo Documento 110 da CNBB, o encontro pretende aprofundar o discernimento sobre a missão do formador e os desafios pastorais, humanos, espirituais e comunitários que emergem em um contexto fortemente marcado pelas tecnologias, pela comunicação digital e pelas novas formas de relação e aprendizagem.
Segundo a programação divulgada, o encontro terá início às 17h do dia 27 de julho, com o credenciamento dos participantes, e será encerrado no dia 31 de julho, às 12h, com o almoço. Entre os assessores confirmados estão dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, o padre Arnaldo Rodrigues da Silva, assessor de Comunicação da CNBB, e o delegado Paulo Maluf, que contribuirão com reflexões e análises sobre o tema proposto.
Público-alvo e inscrições
A OSIB destaca que o encontro é destinado a reitores e formadores de seminários de todas as etapas do processo formativo, além de diretores e coordenadores de institutos de Filosofia e Teologia. A iniciativa também se dirige a bispos, arcebispos, professores e demais agentes envolvidos na formação dos futuros presbíteros, fortalecendo a articulação nacional da formação inicial no Brasil.
As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 3 de julho, e o investimento informado pela organização é de R$ 800, valor que inclui inscrição, hospedagem em quarto individual e alimentação completa durante os dias do evento. Para a presidência da OSIB, o encontro será uma oportunidade de fortalecer a missão dos formadores diante dos desafios da evangelização e da formação sacerdotal no cenário atual, ao mesmo tempo em que a Assembleia Geral representará um momento importante de renovação e continuidade da caminhada institucional da entidade.
Saiba mais em: Assembleia Geral OSIB – Encontro Nacional de Formadores 2026 – OSIB
