Convocados pelo Conselho Episcopal Latino Americano – CELAM, nos reunimos, nos dias 1 a 4 de outubro de 2009, em Manaus ‐ Brasil, sessenta e cinco pessoas,
entre Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Num ambiente de estudo e oração, inspirando‐nos nas propostas e desafios apontados pelo Documento de Aparecida e nos Documentos do Magistério dos últimos 40 anos, buscamos examinar a problemática sóciopastoral das dioceses da Amazônia.
A participação de países não amazônicos testemunha que a Amazônia é uma realidade que pertence e interessa ao mundo inteiro.
Durante estes dias permanecemos numa atitude de escuta e contemplação, com o coração aberto à esperança, com ânimo disposto à aprendizagem e à busca de caminhos novos, a fim de sermos sensíveis às angústias de nossos povos amazônicos, dentro de um marco de respeito as suas culturas e as suas formas de vida (GS A experiência de unidade e comunhão que experimentamos nestes dias, nos reafirmou na consciência da unidade pastoral como única fonte da Missão evangelizadora.
