Carta do 7º Encontro de CEBs

Às irmãs e irmãos das Comunidades Eclesiais de Base que estão em busca de um novo céu e uma nova terra*

Calorosamente saudamos com afeto

Nós, participantes do 7º Encontro de Cebs de Agentes Ordenados, Consagrados (as), Diáconos, Seminaristas e Aspirantes à Vida Religiosa, no Assentamento Reunidas – Agrovila Campinas, na cidade de Promissão/SP, refletimos sobre o tema: “Renovação e atualização das Cebs em seu chão na atual mudança de época”. Contamos com a assessoria da Professora Doutora Maria Cecília Domezi. Tivemos a presença dos bispos da nossa Igreja local: Dom Mauricio Grotto de Camargo (Arcebispo de Botucatu) e Dom Irineu Danelon (Bispo de Lins).

Fomos carinhosamente acolhidos (as) pelas famílias da Comunidade Pe. Josimo de Moraes Tavares e a Equipe Organizadora. Além do estudo e aprofundamento do tema foi de grande proveito a convivência com os assentados e o conhecimento da sua realidade, hoje vitoriosa.

Neste clima de fraternidade e cordialidade iniciamos os trabalhos propostos para o Encontro. Motivados pelo Documento de Aparecida que retoma a opção pelos pobres e a recoloca como “eixo transversal da ação evangelizadora” (DA 396),  implicando em perpassar todas as nossas estruturas e prioridades pastorais, assinala que os pobres e excluídos são “novos sujeitos da libertação” (DA 394).

Buscando o reavivamento e atualização das CEBs, constatamos que as comunidades:

  • têm algumas das características de CEBs, mas não se assumem com tal denominação;
  • a maioria delas localiza-se nas periferias e é formada de trabalhadores (as) braçais, predominando classe social de baixa renda;
  • aproximadamente 67% é composta de mulheres no estado de São Paulo;
  • há forte presença de migrantes vindos de todas as regiões.

Dentro desta realidade colocamos que as CEBs sempre fizeram e continuam a fazer a opção pelos pobres, e estão muito vivas no testemunho das pessoas.

Em suas lutas sociais as CEBs estão perpassando por devoções populares em sua história de ontem, de hoje…

Assumimos como compromisso divulgar e articular este Encontro através dos Meios de Comunicação Social e também do contato pessoal, criando condições de encontro e discussão nas Casas de Formação Diocesanas e Religiosas; e entre padres, bispos, diáconos, religiosos e religiosas do nosso Estado.

As nossas preocupações em nosso Estado de São Paulo:

  1. Formação contínua de agentes para participação e atuação nas CEBs, despertando novas lideranças;
  2. Revitalização de grupos pequenos de vivência tanto ambiental quanto local;
  3. Cultivo da experiência pessoal-comunitária, orante-vivencial da História Sagrada (oral e escrita);
  4. Criação de espaço específico para participação de jovens nas CEBs;
  5. Resgate do catolicismo popular, levando a novos significados e compromissos eclesiais e sociais;
  6. Uso dos espaços dos Meios de Comunicação Social;
  7. Atenção questão ecológica.

Na convicção que: “Gente simples, fazendo coisas pequenas em lugares pouco conhecidos conseguem transformações extraordinárias”, partimos para o 8º Encontro que será realizado nos dias 27 a 29 de julho de 2010, na Vila Prudente, na cidade de São Paulo com o tema “CEBs: Profecia e Missão Urbana”.

Um abraço fraterno a todos (as) irmãos (ãs) de nossas Comunidades.

Tags:

leia também