“De Corinto, a carta aos Romanos”

De Éfeso, Paulo vai para Trôade onde espera encontrar-se com Tito, o que não acontece. Segue então viagem para Filipos, continuando em direção à Tessalônica. Encontra Tito em algum lugar da Macedônia onde passa o inverno. Tito vinha de Corinto e trazia notícias para Paulo. A Segunda Carta aos Coríntios, 1-9, deve ter sido escrita desse lugar e não de Éfeso, de onde Paulo já tinha saído. A viagem missionária continua e ele adentra o território ainda não visitado da Ilíria. É de lá que ele escreve a 2Co 10-13. O vigor da juventude, porém, já estava passando e os seus 60 anos deviam pesar. Assim mesmo Paulo quer chegar aos confins da terra. Seus olhos estão voltados para a Espanha. Sai da Ilíria e vai para Corinto para uma visita prometida e esperada.

Onde encontrar um ponto de apoio para uma missão na Espanha? A comunidade mais próxima e com condições de apoiá-lo estava em Roma. Paulo decide então ir para Roma e prepara a sua chegada enviando à sua frente Priscila e Áquila e, mais tarde, uma carta. A esta altura o Apóstolo percebe a importância de um apoio estrutural de uma Igreja Mãe, por isso busca ser enviado para a Espanha como um missionário de Roma. Passa o inverno em Corinto, o que lhe dá tempo de escrever aos romanos com calma e refletidamente. Já não se tratava de escrever para resolver problemas concretos de uma comunidade e sim de se apresentar, apresentando a síntese de seu pensamento. Áquila e Priscila vão à frente, provavelmente de Éfeso, e mandam mais tarde informações sobre a comunidade de Roma. Em seu plano, de Corinto Paulo mandaria uma carta para Roma, viajaria até Jerusalém para levar a coleta, o que de fato aconteceu, e de lá, iria rapidamente para Roma. Como a viagem não era demorada, Paulo esperava sair de Jerusalém e em duas semanas estar em Roma, o que não aconteceu naquele momento.

Escrever sobre o quê? Paulo sabia que pertencer a Cristo e superar o passado era um tema constante nas comunidades, tanto para judeus como para pagãos. As obras, tanto de judeus como de pagãos, revelavam a dominação do Pecado. Olhando para suas próprias obras, Paulo também sentia a mesma dominação e confessava não ser capaz de fazer o bem que gostaria. A humanidade toda é pecadora e não sai do pecado com suas próprias forças. Somente um ato gratuito de Deus é capaz de reverter a situação. Deus dá de graça à humanidade um presente na pessoa de seu Filho Jesus, o Verbo encarnado, que vem até a humanidade pecadora. Somos salvos da dominação do Pecado pela Graça, isto é, pelo amor gratuito de Deus por nós. Este amor é “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Deus vem de graça até nós sem esperar que tenhamos adquirido méritos com as nossas obras para forçá-lo a vir até nós. Continua olhando para o pecador povo de Israel como povo eleito e chama a participar da mesma eleição o pecador povo pagão. O resultado somos nós, cristãos, “povo santo e pecador”.

A carta aos Romanos forma um bloco homogêneo nos capítulos 1 a 8, que termina com um hino, e um segundo bloco sobre os judeus que termina também com um hino. Do capítulo 12 ao 16 temos uma nova redação feita depois que chegaram notícias de Roma enviadas por Priscila e Áquila. Esta parte se aplica mais diretamente à comunidade cristã em seus relacionamentos, e termina com uma doxologia que foi acrescentada ao texto.

De Corinto Paulo vai por terra para a Macedônia e aproveita para visitar mais uma vez as comunidades de Tessalônica eFilipos. Embarca depois no porto de Neápolis e segue para Trôade. Seus companheiros vão de barco para Assos enquanto Paulo permanece um pouco mais em Trôade com a comunidade local. Segue depois a pé para Assos e lá embarca com seus companheiros continuando a viagem para Mitilene, Quios e Samos. Não para em Éfeso e segue para Mileto onde se encontra com os anciãos de Éfeso. A pedido de Paulo, Timóteo vai com os anciãos para Éfeso e se estabelece naquela cidade como “bispo” local. Deixando para trás Cós, Rodes e Pátara,, mudam de embarcação e rumam para a Fenícia, até o porto de Tiro. Continuam a viagem para Ptolemaida, atual Aco em Israel, demoram-se um pouco em Cesaréia marítima, e chegam a Jerusalém antes da festa de Pentecostes.

Cônego Celso Pedro
Arquidiocese de São Paulo

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