Estamos iniciando o tempo da Quaresma, com seus tradicionais “exercícios”: a intensificação da oração, a escuta da Palavra de Deus, a mortificação corporal, as obras de caridade e outros passos no caminho da conversão.
O tempo da Quaresma tem um objetivo: é tempo de renovação pessoal através da purificação e da conversão.
Este tempo santo nos convida a uma intensa reflexão sobre a nossa condição de seres marcados pelo pecado, que precisam de conversão. Ao mesmo tempo em que vamos adquirindo esta consciência de pecadores, vamos também nos orientando, com a ajuda da graça de Deus, para a conversão de nossa vida. Somos convidados a trilhar um caminho com dupla direção: um sentido é o de percebermos com consciência mais profunda nossa situação de pecadores (desqualificação), o outro, é o de buscarmos com maior intensidade, a graça que Deus nos oferece, Ele que nos ama e nos perdoa (reabilitação).
Assim, prezados irmãos, é preciso que concretizemos este processo de autêntica purificação e conversão.
Gostaria de indicar alguns pontos muito concretos, para a vivência de uma Quaresma autenticamente renovadora:
- A intensificação da oração: assumindo, a partir desta Quaresma, um pequeno Plano de Vida Espiritual, para melhorar a vida de oração (Oração da manhã, Leitura Meditada diária do Santo Evangelho, a oração do terço de Nossa Senhora, a Visita ao Santíssimo Sacramento, para quem puder, a participação na Santa Missa diariamente, o Exame de Consciência, à noite, antes de dormir, enfim, alguns itens concretos para intensificar o diálogo com Deus).
- A escuta da Palavra de Deus: procurando ler e meditar esta Palavra, na busca sincera da vontade de Deus em nossa vida. Especialmente, neste tempo quaresmal, vale a pena ir trilhando o Caminho da Paixão, lendo e meditando os textos dos diversos evangelistas, que narram a Paixão e Morte do Senhor.
- Campanha da Fraternidade: procurando organizar ou participar de algum grupo de famílias, para refletir também o tema proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano.
- A mortificação corporal: oferecendo a Deus uma renúncia concreta durante o tempo da Quaresma, algo que realmente nos custe, para podermos sentir o valor de um sacrifício autêntico, em recordação da Paixão do Senhor.
- As obras de caridade: sendo mais generosos, dentro das nossas reais possibilidades, para com alguma família necessitada, ou alguma pessoa em dificuldade, manifestando uma caridade viva para com aqueles que mais precisam.
- A confissão quaresmal: providenciar neste tempo da Quaresma, uma Confissão bem preparada e bem feita, como um sinal autêntico de conversão e de volta para Deus.
- A Via Sacra: nas sextas feiras da Quaresma, percorrer as 14 estações, meditando a Paixão do Senhor e unindo-se a Ele no mistério da Redenção da Humanidade.
Penso que assim, viveremos todos uma Quaresma de autêntica renovação espiritual.
Que todos aproveitemos este tempo santo para nos aproximarmos mais de Deus, nosso Pai e de nossos irmãos.
A todos abençôo, de coração, desejando uma Santa Quaresma.
