A Igreja Católica no Brasil está organizada em 17 Regionais. Estamos no Regional Sul I, formado pelas 43 dioceses, que corresponde ao Estado de São Paulo. Somando com os Bispos eméritos (os aposentados), somos um número aproximado de 50 arcebispos e bispos.
Por norma, de 5 em 5 anos, cada bispo diocesano faz a “Visita Ad Limina”, indo a Roma rezar pela sua diocese nas basílicas de São Pedro e de São Paulo, e tendo um contato com o Santo Padre, no momento, o Papa Bento XVI.
Beto XVI está atendendo os Bispos do Brasil por Regional. De 9 a 28 de novembro de 2009 foi a vez de nosso Regional Sul I. Fato este acontecido após uma prestação de contas por escrito de cada diocese, no chamado “Relatório Quinquenal”.
É um momento forte na vida da Igreja, que atinge a pessoa de cada bispo e de todas as dioceses. É a expressão concreta da unidade eclesial, acontecida na fraternidade entre os diversos bispos e de estreitamento de laços com o Santo Padre.
Em Roma está a fonte de unidade de toda a Igreja. Não só a figura do Sumo Pontífice, mas toda a organização administrativa de apoio às Igrejas particulares do mundo todo. Por isto, temos as diversas Congregações para tratar de temas específicos da pastoral.
Em conjunto, nós bispos do Sul I, visitamos diversas dessas Congregações, apresentando as nossas preocupações pastorais e ouvindo as orientações de utilidade para o nosso pastoreio no dia-a-dia. Isto foi muito rico para todos.
Algumas das Congregações visitadas: Pontifícia Academia para a Vida; Congregação para os Bispos; para a Doutrina da Fé; para as Comunicações Sociais; para União dos Cristãos; Tribunal da Assinatura Apostólica; Penitenciaria Apostólica; Culto Divino etc.
Foi realmente uma oportunidade incalculável para que cada Bispo do /regional passasse a ter uma visão ampla de toda esta riqueza da ação da Igreja. Sentimos a força do Espírito de Deus agindo numa instituição bimilenar que se coloca a serviço de todos os povos do mundo.
