A mensagem e o recado de Jesus nesse tempo imediato à festa da páscoa.Devemos nos esforçar para vivermos e constituir mos uma “Comunidade Nova” nascida da cruz e da Ressurreição de Jesus e sermos realmente a sua Igreja hoje. Nossa Missão de “discípulo Missionário”consiste agora em revelar ás pessoas à vida nova que brota da ressurreição.

São Paulo nos adverte: “a Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração e essa palavra é a palavra de fé”.

Assim devemos vivê-la e pregá-la. “Se, pois, com tua boca confessares Jesus como o Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo no coração que alcança a justiça e é confessado a fé com a boca que se consegue a salvação” (Rm. 10, 8-10).

Tudo isso nos anima a buscar na palavra o recado d’ele para todos nós, pregando em primeiro lugar para nós mesmos, vivendo intensamente no dia-a-dia e não simplesmente sendo portadores vazios daquilo que não experimentamos em nossa vida. E para nós Bispos, ainda a advertência: “Dediquem-se os bispos com o testemunhar de Cristo diante de todas as  pessoas “( CD nº 11/3). O nosso agir dever ser  “ in persona Christi ” ( na pessoa de Cristo). Levamos sua imagem.  Quem me vê deve ver a Jesus Cristo.

Os tempos passam, nós mudamos, mas a missão é perpétua, o pastor pode mudar, pode ser outro, porém permanece o rebanho a ser orientado, conforme os mandamentos do Senhor. E o pastor deve dirigir o rebanho “não pede maioria dos votos deste ou daquele organismo essencial, muito menos por algum privilégio pessoal, mas na obediência de fé e na comunhão com todos os bispos, no Espírito Santo que ele foi dado.” (CD 2,/2). Ele não tomou “posse” do rebanho, mas este é tomou “posse” dele em nome da Igreja.

Voltando á palavra, São Pedro Apóstolo, nos ensina muita coisa, a nós cristãos de hoje. Basta ler, refletir, meditar com atenção as suas cartas. Ele nos dá as dicas para constituirmos a “Nova Comunidade”, mencionada acima. Assim ele nos recorda: “despojai-vos de todas as maldades, mentiras, hipocrisia e de toda inveja e calúnia.” (1 Pd. 2,1). “Eu vos recordo como os estrangeiros e imigrantes: afastai-vos das humanas paixões que fazem guerra contra vós mesmos.” (1 Pd.2,11)

Nós somos servidores de Deus e os batizados em Cristo, são revestidos d’ele, são “ungidos do Senhor” – (Sl. 104,15) Exortando aos presbíteros, Pedro recomenda: “ Sede pastores do rebanho de Deus, confiados a vós; cuidar dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não com os dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho.” (1Pd. 5,2-3). “Revesti-vos todos de humildade no relacionamento materno, porque Deus resiste aos Soberbos” (1Pd. 5,5).

Paulo também nos recomenda: “Se ressuscitaste com Cristo, esforçar-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado á direita do Pai; aspiras ás coisas celestes e não ás coisas terrestres (Col.3,1-2).

“É preciso fazer morrer em nós: a imoralidade, a impureza, a paixão, os maus desejos e a cobiça, que é idolatria”. “É preciso abandonar a ira, a irritação, a maldade, a blasfêmia, a mentira”. “Despojar-se do homem velho e da sua maneira de agir e revestir-se do homem novo, que se renova segunda a imagem do seu criador”. Recordar que “Cristo é tudo em todos”.

Devemos nos revestir portanto “de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-nos uns aos outros e perdoando-nos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o senhor nos perdoar devemos perdoar o outro também, mas , sobretudo, amar uns aos outros, pois o amor é vinculo da perfeição.” “Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós .“ ( Col. 3,5-16) Assim estaremos revestidos do Senhor Jesus. Aí está o recado do Cristo Ressuscitado a todos nós que queremos ser não apenas seus seguidores, mas principalmente seus imitadores. Que a sua paz esteja conosco e sejamos-lhe agradecidos!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Tags:

leia também