Dom Benedito Gonçalves dos Santos

A Igreja, “missionária por própria natureza”, celebra ao longo de outubro o mês das missões, que tem por objetivo despertar no coração de cada filho, a grande graça recebida no batismo, para que cada um, de acordo com sua vocação, dons e carismas, seja verdadeiro discípulo-missionário de Cristo, promova e defenda a vida, desde a concepção até à morte natural, e assim seja fiel construtor do Reino de Deus, promova a justiça e deixe a caridade reger todo seu agir pastoral. Durante este mês missionário refletirá sobre o riquíssimo tema “Missão e Partilha”, com a finalidade de despertar cada discípulo a viver plenamente a vocação cristã, partilhando dos seus bens.

O maior bem que alguém pode partilhar é a própria vida, enriquecida de seus dons, colocando-a a serviço para que todos tenham vida e vida plena e do bem comum, isto é, indo ao encontro de todos, de modo particular, dos que se encontram afastados, marginalizados pelas diversas situações, sempre de coração aberto ao diálogo, deixando a verdade orientar a sua vida. Agindo assim, revelamos o rosto de Cristo Ressuscitado e preparamos o terreno, isto é o coração do próximo, para que o anúncio da boa semente do evangelho encontre acolhida num solo fértil e assim possa nascer, crescer e frutificar.

Mas lembremos, a Igreja tem filhos missionários evangelizando em todos os continentes, em muitas regiões onde Jesus Cristo e seu evangelho são completamente desconhecidos. E são estes que mais necessitam da presença do missionário. Porém, para que isto seja possível é necessário doação, auxílio espiritual e material da comunidade cristã, é necessário espírito missionário e partilha de bens por parte daqueles que já foram evangelizados, que tiveram um encontro pessoal com Cristo, que reconheceram como grande graça o ser cristão.

É com este objetivo que dia 24, Dia Mundial das Missões, a Igreja estará realizando a Coleta Missionária para sustentar e subsidiar seus filhos missionários nas regiões mais distantes nos diversos continentes e situações. Nesta coleta missionária cada um é convidado a partilhar de acordo com seu poder aquisitivo e coração, contribuindo assim financeiramente com as obras das missões.

Que as celebrações neste mês missionário ajudem a despertar ainda mais a nossa Igreja, Diocesana em cada paróquia e comunidade, para que, cada membro, ciente da grande vocação batismal, como discípulo-missionário de Jesus Cristo, partilhe sua vida, seus dons e talentos, contribuindo assim eficazmente na construção do Reino de Deus.

Suplicando de Deus esta grande graça rezemos a oração missionária 2010: Ó Deus,Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da Fé e dos Bens, que Vós mesmos nos destes. Amém.

Tags:

leia também