Dom Benedicto de Ulhoa Vieira
Sou agradecido – e muito – aos amigos que, de perto e de longe, se manifestaram por ocasião dos meus noventa anos. Surpresos todos ao contactar um ancião que felizmente ainda conversa, fala, escreve, prega, reza e lê, as pessoas externam admiração, congratulações e votos de saúde e bem-estar.
Mas as aparências enganam os olhos amigos, que se fecham à realidade, porque o coração deles fala mais forte. A verdade é que, alcançando a altura dos noventa, a pessoa sente a debilidade do organismo e o cansaço proveniente dos pequenos esforços no andar e no realizar qualquer atividade, que antes se fazia sem dificuldade e sem cansaço.
Mas este prolongamento da vida é favor de nosso Deus, por misericórdiosa graça de seu misterioso agir. E por ser favor do céu, exige gratidão do agraciado. Por isto, tivemos à noite daquele dia 15, uma solene Missa concelebrada por numerosos sacerdotes e participação amiga de muitíssimos fiéis. Era o incenso da gratidão ao Senhor da vida pela sua misericordiosa generosidade.
Quatro notas especiais marcaram essa celebração: os numerosos participantes do povo que, mesmo cansados no fim de semana, ocuparam os bancos da Medalha Milagrosa; a homilia de nosso Arcebispo Dom Roque, que perpassou a longa história deste episcopado; a artística beleza do coral regido pelo Padre Fabiano; e o número alto de sacerdotes concelebrantes e diáconos permanentes.
No final, o homenageado agradeceu a todos, tendo especial palavra de gratidão a seu irmão no episcopado Dom Aloísio Roque, de quem fôra no passado um dos três consagrantes, que a liturgia exige.
Quando se celebra o aniversário de pessoa consagrada – seja bispo, seja sacerdote ou religioso – deve-se ter presente a beleza do seguimento de Cristo. É Deus que escolhe quem deve seguir algum caminho especial. São desígnios inefáveis, que merecem e exigem de nossa parte muita gratidão.
Foi por estas razões que, na altura dos meus noventa anos, a Igreja de Uberaba quis acompanhar-me, seu antigo pastor, nesta ação de graças por tão longa caminhada sua no entardecer de sua vida.
Em tudo seja Deus louvado!
