Uma santa nos pampas gaúchos

Dom Aloísio Sinésio Bohn

No jardim interno da casa onde eu moro há duas roseiras grandes, carregadas de rosas. Sempre que olho para as rosas bonitas, lembro-me de Santa Teresinha. Ela costumava dizer: “Quando eu estiver no céu, vou derramar uma chuva de rosas sobre a terra”.

No dia 06 de novembro de 2010 teremos em Porto Alegre a beatificação de Bárbara Maix, que já em vida espargiu um mar de boas ações por onde passou: criou asilos, orfanatos, escolas, pensionatos, hospitais, recolhendo crianças abandonadas, doentes infectados de peste ou feridos na guerra do Paraguai. Para ajudá-la suscitou um grupo de mulheres generosas e fortes na fé: A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Aliás, a primeira congregação religiosa feminina a se estabelecer no Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre.

Nascida na Áustria aos 27 de junho de 1818, foi perseguida com suas companheiras por políticos cheios de ranço anti-religioso. Não duvidou: embarcou para o Brasil com 21 companheiras “sem dinheiro, sem conhecer ninguém, sem saber a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e em Nossa Senhora”.

Jesus Cristo tinha como diretriz de vida fazer a vontade do Pai: “Meu alimento é fazer a vontade do Pai”. Bárbara assumiu esta atitude como lema: “Mais do que tudo vale a vontade de Deus”. Parece o eco da palavra do anjo Gabriel a Maria: “Nada é impossível a Deus” (Lc 1, 37).

Para beatificar alguém, além do testemunho comprovado de vida segundo o Evangelho, é preciso o sinal de um milagre. Os milagres manifestam o Reino de Deus já presente na terra.

O milagre aceito pela Igreja, após sério exame crítico e o testemunho de médicos confiáveis, é a cura do menino Onorino Ecker. Sobre ele foi derramada uma panela de água fervente, por descuido dos irmãozinhos. O menino ainda caiu nas brasas, com queimaduras de 3º grau. Diz uma testemunha que até as unhas do inocente caíram. E ainda foi afetado por convulsões.

Foi feita uma novena, invocando a intercessão da venerável Bárbara Maix. Em 15 dias a criança deixou o hospital plenamente recuperada.

A caridade é a medida dos carismas, segundo o Evangelho. É ainda Santa Teresinha a proclamar que o coração da Igreja é o amor.

Além da “multidão enorme que no céu ninguém podia contar” (Ap 7,9) temos agora como certa a Beata Bárbara Maix, para interceder por nós.

Tags:

leia também