A rica personalidade de Paulo Apóstolo

Dom Orlando Brandes

Uma personalidade rica: Cresceu na cidade. Conhecia as línguas mais importantes: grego, hebraico, aramaico. Freqüentou a escola de Tarso e depois estudou a Bíblia em Jerusalém. Tinha o privilégio de ser “cidadão romano”. Sabia a Bíblia (Antigo Testamento) de cor. Era um judeu praticante e rígido. Foi influenciado pela espiritualidade judaica, mais precisamente o misticismo dos essênios (espiritualistas, moralizantes, rigorosos) e também pela esperança apocalíptica. Por outro lado Paulo conheceu bem a filosofia grega, especialmente, os estóicos que eram rigoristas.

Depois da conversão, Paulo aprofunda seu lado místico e teológico, tem o dom de escrever bem e se revela um grande missionário e formador de comunidades. Ele evangeliza nas grandes cidades: Antioquia, Atenas, Corinto, Filipos, Tessalônica, Galácia, Damasco, Jerusalém, Tarso, Éfeso, Cesáreia Marítima, Roma. É um evangelizador urbano, enfrenta grandes cidades e mais do que isso, enfrenta o judaísmo e o paganismo para implantar o cristianismo.

Paulo é diferente dos outros apóstolos porque ele não pertenceu ao grupo dos Doze. Por isso, ele diz que é o menor, o último dos apóstolos, como um abortivo. Ele atesta: “Eu vi o Senhor” (I Cor 9,1). Paulo amado e escolhido por Deus para evangelizar, é agraciado com aparições, revelações e a iluminação do Espírito Santo. É “instrumento escolhido” por Deus (At. 9, 15). Tantos são os prodígios da graça na vida de Paulo que ele diz: “Sou o que sou pela graça de Deus” (I Cor 15, 10). Muitas coisas mudaram na vida de Paulo: do campo para a cidade; do mundo judaico para o mundo grego; da vida tranqüila para a de perseguidor; de judeu rigorista e zeloso para discípulo apaixonado por Jesus e sua Igreja; de teólogo místico para apóstolo e missionário itinerante.

Paulo foi em sua vida: estudante, perseguidor dos cristãos, convertido, místico, teólogo, escritor, missionário, formador de comunidades, pastor, operário, homem urbano e cosmopolita, itinerante, pregador de grandes centros, prisioneiro, homem das lágrimas e da cruz, catequista, estrategista, apóstolo dos gentios, celibatário, homem de oração, mártir, santo.

Homem polivalente, que sabia equilibrar vontade e ação, exigência e ternura, oração e trabalho, inteligência e afeto, energia e calor humano, cruz e alegria, estudo e prática pastoral, correção e consolação, mão firme e coração de mãe, profecia e paternidade, defesa de si e confissão das fraquezas, sabedoria e consciência das limitações.

Doutor da graça, homem do mistério, herói, gigante na fé; atleta que corre, ataca, defende; na prisão canta os salmos, escreve cartas e evangeliza. Nunca está sozinho. Têm secretários, colaboradores e anda em equipe (Barnabé, Silas, Timóteo, Lucas, Tito, Tíquico, Silvano). Várias mulheres são mencionadas nas comunidades paulinas: Febe (diaconisa) Prisca, Maria, Junias, Trifena e Trifosa, Pérside, Cloé. Em síntese, temos um Paulo Místico, Paulo Missionário, Paulo Pregador, Paulo Mártir, Paulo pai e mãe da comunidade.

Paulo judeu: circuncidado ao 8º dia da raça de Israel, da tribo de Benjamim; hebreu, filho de hebreus, fariseu, irrepreensível segundo a lei (Fl. 3, 5). Extremamente zeloso, em excesso perseguia a Igreja, avantaja-se no judaísmo (Gl. 1, 13-14).  Blasfemo, perseguidor, injuriador, (I Tim. 1, 13). Perseguia até a morte a Igreja, prendia os cristãos, encarcerava-os (At. 22, 4). Acreditava que devia fazer a maior oposição ao nome de Jesus de Nazaré, encerrando muitos cristãos nos cárceres e aprovando sua condenação (At. 26, 9-11). Perseguia, maltratava a Igreja, obrigava os cristãos a blasfemar, enfurecido, os perseguia até no estrangeiro (At. 26, 11).

Paulo grego: estudado, cosmopolita, urbano, filósofo, cidadão romano, influenciado pelo estoicismo, conhecedor do grego, hebraico, aramaico, rigorista, austero, de cultura urbana (fala sobre estádios, jogos, coroa, alvo, premio, combate, direção certa).

Paulo cristão: convertido, discípulo, apaixonado por Jesus, místico teólogo, escritor, doutor da graça, servo, ministro, profeta, perseguido, missionário, mártir.

Tags:

leia também