CF 2012 é tema da Semana de Enfermagem da Santa Casa de Araçatuba

Entre os dias 14 e 16 deste mês, acontece na Santa Casa de Araçatuba (SP), a 1ª Semana de Enfermagem desta entidade, alusiva ao dia do Enfermeiro comemorado mundialmente no último dia 12. Inspirado na Campanha da Fraternidade 2012, o tema do evento é “Que a saúde se difunda sobre a terra”. dom Sérgio Krzywy, bispo da diocese de Araçatuba, foi convidado para a cerimônia de abertura da Semana. Participam do evento, enfermeiros e médicos da Santa Casa, além das coordenações dos cursos de enfermagem das universidades da cidade e instituições ligadas à classe, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Diretoria Regional de Saúde (DRS).

aracatubacf20121Em suas palavras, valendo-se do Evangelho de São João, dom Sérgio cita Jesus indo ao encontro das ovelhas mais necessitadas, elucidando que o trabalho exercido pelos profissionais de enfermagem expressa bem a ação do Cristo. Cumprimentou a Santa Casa pela iniciativa, sobretudo os profissionais de enfermagem presentes. “A Campanha da Fraternidade 2012 é um convite para que todos nos empenhemos; mas quem está a frente nos trabalhos específicos no campo da saúde, possui uma responsabilidade preciosa, pois pode contribuir e ajudar aos outros no conhecimento desta consciência e apelo pela saúde pública”, frisou o bispo.

Doutor Sérgio Smolentzov, diretor técnico da Santa Casa e organizador da Semana de Enfermagem, explicou a motivação que a Campanha da Fraternidade 2012 exerceu no tema do evento: “como estávamos querendo realizar uma homenagem a enfermagem da rede pública, lembramos que a CNBB dirigiu o tema da Campanha da Fraternidade deste ano para a Saúde. Estamos debatendo a nobre missão da humanização da saúde. A Pastoral da Saúde também entra nessa discussão, pois, com seu trabalho voluntário dentro da Santa Casa nos motiva a estarmos ligados a este comportamento tão solidário”.

O diretor também parabenizou a Igreja, pelo apoio ao movimento popular através de abaixo assinado para Mudança da Lei Complementar nº 141; pedindo o aumento nos valores mínimos a serem aplicados na saúde nas esferas federais, estaduais e municipais e o rateio dos recursos para saúde, sua fiscalização e avaliação. Esta ação é coordenada pela Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM) com o apoio da Igreja.

Tags: