Os coordenadores de Escolas Catequéticas dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos em Brasília, na Casa de Retiros Assunção, desde ontem, 5. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e conta com a participação de 22 pessoas.
O objetivo do Encontro, segundo a assessora da Comissão, irmã Zélia Maria Batista, é articular a programação da 3ª Semana Brasileira de Catequese, acontecimento que faz parte do Ano Catequético 2009, aprovado na 44ª Assembleia Geral dos Bispos, em 2006, cujo objetivo é “dar impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”. A 3ª Semana está marcada para acontecer entre os dias 6 e 11 de outubro, em Itaici (SP).
“Iniciação à vida cristã”. Este é o tema que os coordenadores de catequese discutem até domingo, 8, em Brasília. “Tratar o tema da Iniciação à vida cristã hoje em dia significa resgatar a origem de nosso ser cristão, daquilo que nos constitui como membros do corpo de Cristo e portadores de uma vida nova, num mundo tão conturbado quanto o que vivemos hoje atravessando uma mudança de época”, diz o assessor do Encontro, o doutor em liturgia e responsável pela editoria de catequese das Paulinas Editora, padre Antônio Francisco Lelo.
O assessor afirma também que o evento busca entender a pluralidade de identidades religiosas que estão no mundo, a partir do próprio ser cristão. “Hoje em dia com a pluralidade de ser, de viver e de compreender e ver o mundo ou mesmo de ter fé, no qual a Igreja Católica não ocupa mais todo o espaço religioso, é preciso buscar envolver as pessoas por meio da catequese, passo para a iniciação cristã”. Segundo padre Lelo, “viver a fé é um desafio na atualidade”.
Para a catequista e integrante da coordenação da Escola Catequética do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Tocantins e parte do Mato Grosso) da CNBB, Margarete Vilalva, o encontro é importante porque transmite conteúdo para as Escolas de Catequese. “É um encontro que nos transmite conhecimentos mais profundos sobre catequese a partir de temas pertinentes às Escolas de Catequese paroquiais, diocesanas e regionais”, comenta. Ela lembra também que o encontro sugere a troca de experiências entre os regionais: “Os regionais trazem experiências que somam uma riqueza muito grande, que nós transmitiremos nas Escolas de Catequese”.
Amanhã o subsecretário de Pastoral da CNBB, padre Agostinho Sauthier, ministrará palestra sobre o tema “O Brasil na Missão Continental”. É também assessora do evento, a integrante do Grupo de Reflexões de Catequese (Grecat) Tereza Cruz, que vai falar sobre a “Mística para as Escolas Catequéticas”.
