I Jornada Estadual de Catequistas do Rio Grande do Sul

O Setor de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) realizou-se dia 24 de maio, a I Jornada Estadual de Catequistas, com o tema “Catequese, Caminho para o Discipulado” e lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.

O evento reuniu cerca de 10 mil catequistas, o primeiro momento iniciou com a caminhada pelas ruas de Santa Cruz do Sul (RS) e foi concluída com a celebração eucarística presidida pelo bispo responsável pela Catequese no Regional, dom Jacinto Flach. No segundo momento os participantes assistiram a um espetáculo de arte, cultura e dança, com as apresentações de grupos artísticos de Novo Hamburgo e Porto Alegre. Participaram mais de 12 bispos das dioceses do Regional Sul 3, além de padres e religiosas.

Entre os objetivos do evento priorizou-se realizar um dia de animação, celebração e confraternização entre os catequistas do Regional Sul 3; celebrar o Ano Catequético Nacional e o Ano Paulino. Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado; celebrar o centenário da instalação da Província Eclesiástica de Porto Alegre, da criação das dioceses de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e o jubileu da diocese de Santa Cruz do Sul.

A organização esteve sob à coordenação do Pe Sérgio Silva, coordenador da catequese no regional, assessorado por uma equipe com representantes das dioceses e demais colaboradores. Foram cabeças, corações, mãos e pés que, por muitos meses, estiveram em sintonia, superaram desafios e acreditaram no sonho de reunir os catequistas do regional para celebrar a vida que pulsa nas comunidades através da animação bíblico-catequética.

“Durante a Jornada percebi o poder mobilizador da Igreja do Rio Grande do Sul e o compromisso dos catequistas. Senti uma Igreja muito viva. Foi uma experiência de ressurreição que traz a marca de uma catequese inculturada e preocupada com a formação de seus catequistas”. Assim nasceu a mensagem que segue:

Foi mais que uma jornada, foi a experiência do encontro com o Ressuscitado na memória que se fez da caminhada catequética no regional.

Na acolhida e reencontro de tantos irmãos e irmãs, pois todos estavam irmanados pelos laços da fraternidade como Povo de Deus.

Na acolhida do perdão e da misericórdia do Pai.

Na alegria do louvor por tantos acontecimentos e fatos significativos para toda a Igreja, através de seus educadores da fé, os catequistas.

Na Palavra que aqueceu corações e devolveu a esperança.

Na Eucaristia, a culminância do encontro em que os olhos se abriram, reconheceram a Jesus e voltaram para as suas “Jerusaléns”, com um novo ânimo. Renovados e recriados pela força do Espírito.

Voltaram confiantes e corajosas para testemunhar com a própria vida, Jesus Cristo, na família, na comunidade, na escola, no trabalho, na sociedade.

Voltaram com um novo olhar, com um novo sorriso, mais do que isso carregando as marcas do inesquecível, pois o encontro com o Ressuscitado eterniza momentos e deixa na profundidade do SER a alegria de ser discípulo missionário, a paz inquieta por um outro mundo possível de paz, justiça e solidariedade.

Ir. Zélia Maria Batista,CF

Tags: