Nesta semana dois grandes encontros estão acontecendo, promovendo reflexões e conclusões para a nossa caminhada de Igreja. Um deles ocorre em Itaici, município de Indaiatuba, Estado de São Paulo: o Encontro Nacional de Presbíteros. Este encontro reúne os representantes dos presbíteros de todo o país para viverem alguns dias em fraternidade e se colocarem à escuta do Espírito Santo para melhor viverem a vocação que um dia assumiram, procurando assim servir melhor a Deus e a Seu povo.
Outro encontro é o Mutirão de Comunicação. Congrega pessoas interessadas em aprofundar o tema sobre comunicação e assim acolher o chamado de Deus para que consigamos responder aos apelos de Deus hoje, diante dos desafios que a mudança de época nos impõe. É sobre este assunto que nos deteremos hoje, pois é onde me encontro participando, devido à minha função em nossa Conferência Episcopal.
Os mutirões, em seu formato atual, foram iniciados pela iniciativa do Setor Comunicação da CNBB, hoje Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, em 1998, em Belo Horizonte, sucedendo aos encontros anteriores promovidos pela então UCBC – União Cristã Brasileira de Comunicação Social.
Normalmente eles acontecem a cada dois anos e sempre em cidades e regiões diferentes do nosso país. A edição atual é a sexta, pois já tivemos mutirões em Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Guarapari e Belém. O atual acontece em Porto Alegre. Os próximos estão previstos para o Rio de Janeiro (julho de 2011) e Fortaleza (2013).
Neste encontro de Porto Alegre está presente o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, D. Cláudio Maria Celli. Também aqui no Rio Grande do Sul, que tem uma especial vocação de diálogo com a fronteira latino-americana, o Mutirão tornou-se latino- americano e caribenho, pois se uniu com uma outra iniciativa mais recente que ocorre na America Latina patrocinado pela Organização Católica Latino Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), que são os Congressos de Comunicação Latino Americanos. Desta forma estamos vivendo aqui o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe.
Previsto para julho do ano passado, ele foi transferido para esta data devido aos problemas com o surto de gripe surgido na época. Temos participantes de muitos países da América Latina e Caribe além de várias partes do Brasil, mas a maioria dos membros do encontro é mesmo do Rio Grande do Sul e arredores.
Aliás, esta é uma característica dos Mutirões: além de servir de reflexão para todos os interessados em comunicação, serve também para animar a Igreja local com relação ao trabalho da Pastoral de Comunicação e uma boa utilização dos meios de comunicação.
Cada mutirão desenvolve, além de oficinas, grupos de trabalhos, seminários, exposições e artes culturais, um tema de fundo para nortear os trabalhos, que são aprofundados nas conferências centrais do encontro. O atual mutirão está aprofundando o tema: processos de comunicação e cultura solidária. Aliás, todos os mutirões sempre discutiram o tema mais ou menos sempre ligado ao processo de comunicação, antes mesmo da questão da utilização da mídia e a grande preocupação com a nossa responsabilidade social, de maneira especial com a paz e a solidariedade.
O próximo mutirão em julho de 2011 acontecerá em nossa Arquidiocese, será acolhido pelo Regional Leste 1 e terá como local central a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Será uma ótima oportunidade para, ao comemorarmos os 80 anos da inauguração da imagem do Cristo Redentor no alto do Corcovado, acolher os irmãos e irmãs do Brasil em nossa cidade e proporcionarmos aos interessados em comunicação de nosso regional e arredores um momento de aprofundamento e entusiasmo com a missão da Igreja de evangelizar, que significa comunicar uma boa notícia, ajudando também na reflexão dos profissionais da comunicação no discernimento da importante missão que exercem. Desde já começa a nossa preparação para esse evento.
