Teve início na noite da última sexta-feira, 11, o Seminário Regional sobre “Novas mídias e novas tecnologias”, promovido pela equipe da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina). Cerca de 50 pessoas, de sete das dez dioceses do estado, estão reunidos no Centro de Formação Recanto Champagnat, em Florianópolis.
Foram convidados para compor a mesa do primeiro dia o presidente do Regional Sul 4 e arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Krieger; o assessor do Seminário, padre João Carlos Almeida; a coordenadora Regional da Pastoral da Comunicação, Maria Terezinha Campos; o sub-secretário do Regional Sul 4 e pároco da Catedral de Florianópolis, padre Francisco de Assis Wloch e o jornalista e mediador da mesa, Carlos Eduardo Martins.
Dom Murilo falou d o interesse em trabalhar mais fortemente a Pascom no Regional, mas disse que faltava quem assumisse esse trabalho. “Pode ser que esse seminário não seja com mais participantes, mas certamente será o mais divulgado. Isso porque todos aqui presentes utilizarão as suas mídias para falar dele. E é isso o que pretendemos: aprender a utilizar as novas mídias na evangelização”.
A coordenadora da Pastoral da Comunicação, Maria Tereza Campos, falou do trabalho realizado pela Pastoral da Comunicação de Joinville, da qual faz parte da equipe de coordenação, e da preocupação em promover a Pascom nas outras dioceses no trabalho do regional. “É uma alegria a realização desse primeiro seminário. Mostra como deve ser a pastoral digital. Afinal, hoje se evangeliza muito mais pelo meio digital, do que presencial”.
O padre Francisco Wloch citou o papa Bento XVI, quando afirmou que “evangelizar quer dizer atingir e modificar”. Segundo o padre, hoje temos os novos meios que podemos utilizar para isso. “Que nesse encontro possamos descobrir como utilizar os meios de comunicação para atingir e modificar as pessoas”.
