Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB é marcada pela emoção

A emoção tomou conta dos agraciados com os Prêmios de Comunicação da CNBB, edição 2009, entregues na noite de ontem, 23, durante o segundo Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. A cerimônia de entrega dos prêmios, com transmissão ao vivo pelas TVs católicas, foi no auditório da TV Aparecida, em Aparecida (SP).

 

LucianaA diretora do filme 5x Favela, Luciana Bezerra, uma das vencedoras do Margarida de Prata (cinema), uma das mais emocionadas, explicou o sentido do filme, feito pela primeira vez em 1961 por Cacá Diegues. “O filme nasceu da ideia de Cacá Diegues de fazer novamente o 5x Favela, mas agora na ótica dos moradores da favela”, disse. “Este filme é muito mais que um filme. É um ato político, de perseverança e de solidariedade”, completou.

Marcelo Canelas foi um dos vencedores do troféu Clara de Assis, dado a produções televisivas. Ele concorreu com o documentário sobre a Amazônia, Cabeça do Cachorro, que trata da questão indígena em São Gabriel da Cachoeira (AM). “Queremos oferecer este prêmio aos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira”, disse. Ele destacou a diversidade cultural da região como um “patrimônio de todo o povo brasileiro”.

A jornalista Andreia Moroni também não escondeu sua alegria ao ser premiada com o troféu Microfone de Prata, na categoria rádio, com o programa jornalístico O Brasil Hoje. “Este prêmio é um grande incentivo para produzirmos novos programas”, disse.

Cantores_de_DeusEntre uma platéia de 400 pessoas que assistiram à cerimônia estavam o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta, que recebeu uma placa pelos oito anos à frente da Comissão.

O grupo Cantores de Deus animou a cerimônia e encantou a plateia com seu repertório variado. A cerimônia, que começou pontualmente às 21h, terminou pouco depois das 22h.

Confira a lista completa dos vencedores da edição 2009 dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Prêmio Margarida de Prata de Cinema

  • Curta-metragem: O som do tempo – diretor: Petrus Cariri Maia de Moura
  • Longa-metragem: 5X Favela – diretores: Wagner Novaes, Renata de Almeida Magalhães e Luciana Bezerra
  • Documentário: Duas vidas e uma só causa – diretores: Tatiana Palastri e Alexandre Rampazzo
  • Menção honrosa: O advogado das almas – diretores: Thaisa Cerveira e Rafael Salim

Prêmio Microfone de Prata de Rádio

  • Categoria Jornalismo: Jornal Brasil Hoje – Andrea Moroni – Rádio Aparecida
  • Categoria Religioso: programa Experiência de Deus – Geizon Sokacheski e Zélia Moreira – Rádio Evangelizar (Curitiba-PR)
  • Categoria Entretenimento: programa Ponto de vista – Marcelo Samurai, Juninho Delzemi e padre Elias de Souza – Rádio América (Belo Horizonte-MG)
  • Categoria especial: Arquidiocese de Brasília 50 anos – Anderson Mendanha – Rádio Nova Aliança (Brasília-DF)
  • Menção honrosa: Pequeninos do Senhor – Sérgio Rodrigues – Rádio Central (Campinas-SP)

Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa

  • Jornalista Juliana Borba com a reportagem Notas de Solidariedade – Revista Família Cristã
  • Jornalista Nanci Alves com a reportagem Na estrada da vida nada se perde – Jornal Opinião, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

Prêmio Clara de Assis de Televisão

  • Categoria documentário: Paixão de Cristo – Diretor: Vitor Hugo Cardoso
  • Categoria reportagem: Cabeça do Cachorro – Marcelo Canellas

Fotos: Daniel Fagundes

Tags:

leia também