Dom Orani João Tempesta
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
O dia 24 de janeiro de cada ano, dia do jornalista, e dia de São Francisco de Sales, que soube utilizar-se da mensagem escrita para difundir suas convicções, é o dia em que o Papa publica o texto da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações. O tema, escolhido no ano anterior, na festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Miguel, serve como inspiração para todos os que irão celebrar esse dia – único instituído no Concílio Vaticano II – que no Brasil coincide com a Solenidade da Ascensão do Senhor, dia 5 de junho de 2011.
Neste ano estamos celebrando o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital. O assunto é muito atual, pois a questão da verdade e autenticidade chama atenção para a questão ética e o anúncio para a missão que o cristão tem ao se utilizar da mídia na atual circunstância do mundo.
Em Brasília, na sede de nossa Conferência Episcopal, está acontecendo um encontro de alguns coordenadores da Pastoral de Comunicação de alguns Regionais e pesquisadores da área de Comunicação, em vista a dar continuidade à publicação de subsídios para aprofundar o tema da comunicação. Está se preparando um texto sobre “As novas fronteiras da Pastoral da Comunicação”.
Foi neste contexto e nesse dia que lançamos para o Brasil o documento “Estudos da CNBB” 101: “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”. Um texto trabalhado há anos e almejado por tantos que na Igreja do Brasil procuram uma direção para a missão comunicacional.
Esse texto, que deverá servir de base para um futuro “Diretório de Comunicação”, sai com quase uma década de estudos e aprofundamentos. Sai como texto para ser discutido e aprofundado por todos os que se interessam pelo assunto em nosso país. Esperamos contribuições de todos para emendas e acréscimos, detalhamentos e cortes de textos para que, em uma próxima Assembléia Geral da CNBB, possamos propor uma versão para ser aprovada como Diretório de Comunicação.
Atualmente, como texto de estudos, foi publicado para servir de aprofundamento do assunto, esperando sugestões para ainda mais ser enriquecido com a contribuição de todos.
Portanto, tenho a alegria de entregar nas mãos dos irmãos bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, agentes de pastoral de comunicação e todo o povo de Deus interessado no assunto, esse documento de estudos que espero que produza frutos no aprofundamento e nas orientações para a Igreja do Brasil.
Com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, precisamos tomar consciência de que “vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão mudando não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.”
Que o nosso texto de estudos nos ajudem a nos inserir nessa dinâmica.
