Arquidiocese de Salvador qualifica novo grupo de agentes para a Pascom

No próximo sábado, 9, a Pastoral de Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Salvador acolhe um grupo de novos agentes de comunicação, que passarão o dia em estudo e formação. O encontro será das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral.

“A atividade faz parte do processo continuado de preparação dos agentes e o objetivo é animar a implantação de novos grupos de Pascom nas paróquias da arquidiocese”, explica a jornalista Fernanda Santana.

A responsável pela formação dos agentes de Pascom na arquidiocese, Patrícia Luz, explica o sentido do encontro. “A comunicação é um processo relacional. É um encontro com o outro e para que este encontro seja eficaz é necessário o cultivo da espiritualidade. Nós somos a pastoral das relações, que também passa pelos meios de comunicação, e por isso estamos acessíveis a todas as realidades”.

A dinâmica do encontro é a troca de experiências. Segundo Fernanda, grupos já consolidados de Pascom farão apresentações das suas vivências e os participantes também ouvirão palestras com os formadores da Pascom arquidiocesana. Na programação estão temas sobre o que é Pascom e planejamento pastoral, que serão refletidos entre momentos de oração e partilha.

A arquidiocese já possui 25 grupos de Pascom. “São vivências diferentes que usam ferramentas simples e baratas como os murais e os blogs até aparatos mais complexos como a produção de jornais. Mas antes de tudo são pessoas preocupadas com a espiritualidade da comunicação”, ressalta Fernanda.

Tags:

leia também