Ele explica que o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira. “Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio”, pondera o arcebispo.
O encontro será aberto com Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani na Igreja da Glória, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e Rede Vida de Televisão. Logo em seguida haverá uma mesa de debates, com a participação da chefe de redação dos telejornais locais da Rede Globo, jornalista Denise Sobrinho, do publicitário Carlos Pedrosa e do crítico de cinema e coordenador de pós graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira.
No local, os participantes também poderão admirar uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, com trabalhos dos fotógrafos Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, que atuam na Arquidiocese do Rio há vários anos.
