O bispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, presidiu a missa deste sábado, 10, na 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC) que a CNBB realiza, desde o dia 6, em Itaici (SP), através da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética. O encontro discute o tema “iniciação à vida cristã” e conta com a presença de 480 pessoas, representantes dos 17 regionais da CNBB.
Em cada uma das missas celebradas durante o evento, tem sido recordado um dos ritos da iniciação cristã. Hoje, a celebração rememorou a oração do pai nosso. “A oração do Senhor faz parte do processo de iniciação à vida cristã”, disse dom Jacinto.
Segundo dom Jacinto, a oração não pode buscar promoção pessoal. “Na oração verdadeira, devemos ser nós mesmos e devemos deixar Deus ser Deus. Não podemos dominar ou condicionar Deus, que não está a serviço de nossa promoção pessoal”, explicou o bispo, que é membro a Comissão Episcopal Bíblico-catequética da CNBB.
Dom Jacinto lembrou que a oração do Pai Nosso revela três momentos de relação com Deus e quatro com as pessoas, “os irmãos”. “O Pai Nosso nos introduz em Jesus Cristo e no Reino de Deus que irrompe em Jesus Cristo”, acrescentou.
A 3ª SBC prossegue neste sábado com duas conferências pela manhã e trabalhos em grupos à tarde para elaboração de propostas de ação. Ainda à tarde, o vice-presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Antônio Possamai, falará sobre a primeira Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia, que ocorrerá de 25 a 31 de outubro. À noite, os participantes se reúnem no auditório Rainha dos Apóstolos para a apresentação dos resultados dos trabalhos em grupo. A votação final das propostas será amanhã.
Noite cultural
A noite de ontem foi de relaxamento e de muita diversão na 3ª Semana Brasileira de Catequese. Com apresentações regionais e muita música, os participantes promoveram uma festiva “noite cultural” em que esbanjaram talento e animação.
