A Comissão de Revisão das Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil (DGAE) da CNBB esteve reunida na sede da Conferência, em Brasília, nos dias 15 e 16. A reunião foi a primeira de quatro que se realizarão até abril de 2011.
De acordo com o membro da Comissão e arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, será feito um primeiro texto de uso interno até novembro, quando acontece o segundo encontro da Comissão. A partir de novembro até fevereiro de 2011, quando acontece a segunda reunião, a Comissão pretende concluir a primeira versão do texto, que será encaminhada a todos os bispos e Comissões. Dom Belisário destaca que a priori se trata de um texto de consulta.
O texto ainda em sua primeira versão será levado para discussão na 49ª Assembleia Geral da CNBB.
Importante
Na 48ª AG foi aprovado que as atuais DGAE continuem com algumas modificações. “Nosso trabalho agora é apenas modificar aquilo que cabe ser alterado para que assim possamos levar à discussão na próxima AG de 2011”, afirmou o arcebispo.
Dom Belisário ressalta ainda a importância das DGAE para a Igreja Católica no Brasil. “É bom destacar que esse texto é importantíssimo, porque é ele o direcionador do trabalho da Igreja nos quatro próximos anos e é ele também que dá a unidade da pastoral e da presença da Igreja durante o quadriênio”. As DGAE são publicadas em formato de livro e fazem parte da coleção azul – documentos da CNBB.
A Comissão de Revisão é composta por cinco bispos: o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa; o bispo prelado de São Félix (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM; o bispo de Caraguatatuba (SP), dom Antonio Carlos Altieri; o bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, OFM; e o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, OFM.
A Comissão tem ainda a assessoria do assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, padre Wilson Angoti; do teólogo padre Joel Portela, e do doutor em teologia, padre Agenor Brighenti.
