Com objetivo de realizar um resgate histórico e cultural, a diocese de Presidente Prudente (SP) elaborou um livro, documentando, de forma cronológica, a formação, criação e implantação, de sua história, das paróquias e das comunidades católicas no Oeste Paulista. A proposta surgiu no Jubileu de Ouro da diocese, celebrado em julho do ano passado. Agora concluído, fiéis ou não fiéis podem ter acesso às informações e aos documentos que originaram a implantação da comunidade católica de Presidente Prudente e região.
Todo levantamento histórico, os textos e as fotografias foram produzidos e realizados por uma comissão pesquisadora, formada pelo Pároco de Emilianópolis, monsenhor Expedito Pereira Cavalcante, que juntamente com o Tenente-Coronel aposentado da Polícia Militar Carlos Amaral da Silva, com o auxílio de Vinicius Alves de Souza, iniciou os trabalhos de apuração no final de 2008 e finalizou no ano passado.
A obra de 1038 páginas foi intitulada de POLIANTEIA DIOCESANA, que quer dizer uma coleção de textos em homenagem a um acontecimento notável. “Neste caso, usamos o termo por ocasião do Jubileu de Ouro de nossa diocese”, disse Cavalcante. O sacerdote ainda destacou a importância deste levantamento histórico, já que a diocese de Presidente Prudente não tinha nenhum material relatando sua caminhada.
“Nesta Polianteia salientamos, principalmente, a nossa caminhada de fé e espiritualidade para perpetuar aspectos importantes de nossa história. Esperamos ter colocado à disposição de nossa gente e de nossas comunidades um memorial atraente para que jamais os fatos e acontecimentos de nossa vida diocesana, principalmente, as boas recordações, não caiam no esquecimento e sirvam, melhor ainda, de trampolim seguro, para darmos continuidade à nossa História,” ressaltou o sacerdote.
