“Eu vim a esta casa porque nós cristãos aprendemos de Maria a ouvir a palavra de Deus, a acolhê-la, se colocar a caminho, vivendo a experiência e o serviço do Reino de Deus”, expressou o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, em celebração no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A cerimônia foi realizada no dia 24 de janeiro, marcando as festividades dos 40 anos de vida episcopal de dom Mauro.
Centenas de fiéis, sacerdotes, religiosos foram ao Santuário para prestar homenagens ao bispo. Participaram da celebração os bispos, dom João Maria Messi, emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom José Francisco, arcebispo metropolitano de Niterói e dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias.
Trajetória e missão
Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1965 e nomeado bispo auxiliar de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1965, pelo papa Paulo VI. Escolheu por lema “Vem, Senhor Jesus!”. Durante sua trajetória no episcopado, foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo (1975-1981) e membro da Comissão Representativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB). Exerceu o bispado em Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando pediu a renúncia do ministério.
Atualmente, dom Mauro Morelli está envolvido com atividades de Segurança Alimentar Nutricional. É fundador do Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito ao Alimento e à Nutrição. Desde 2005, dedica-se à causa da segurança alimentar no Brasil. Em 2014, dom Mauro foi homenageado pelo Senado Federal com a Comenda Dom Hélder Câmara, pelos trabalhos prestados em defesa da vida.
Em seu discurso, dom Mauro defendeu a ampliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e disse imaginar um país com educação e nutrição. “Sinto que o Brasil precisa se desenvolver de baixo para cima. Um povo saudável e inteligente e participativo é fundamental para a democracia” afirmou.
Com colaboração da Assessoria de Comunicação da diocese de Duque de Caxias (RJ).
