CELAM promove encontro sobre Justiça e Economia globalizada

O Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) convocou delegados da Pastoral Social e da Cáritas da América Latina e do Caribe a participarem do Seminário sobre: “Justiça, bem comum e equidade a partir de uma economia globalizada”. O evento foi inaugurado ontem, 10, em Lima, capital peruana, e vai até quinta-feira, 13.

Participam do seminário 40 representantes oriundos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Haiti, República Dominicana e Antilhas.

Abrindo os trabalhos, o presidente da Comissão Episcopal de Ação Social da Conferência Episcopal do Peru, dom Pedro Barreto Jimeno, falou da importância de valorizar a encíclica Caritas in veritate num momento de crise econômica, que é resultado do modelo de predomínio e independência da economia, expressão da lei do livre mercado.

“Devemos insistir de maneira profética na verdade de que “em nossa terra tem lugar para todos: a família humana deve encontrar os recursos necessários para viver dignamente com a ajuda da própria natureza, dom de Deus a seus filhos”, afirmou dom Barreto Jimeno, citando a encíclica social de Bento XVI.

Para o bispo, os tempos atuais reclamam a urgência de colocar em prática a Doutrina Social da Igreja, que não se trata de uma mensagem fria nem um teoria sem vida, mas um estímulo à ação.

Dom Barreto Jimeno afirma que dois pilares acompanham as reflexões do evento: Aparecida e a encíclica Caritas in veritate. “A pretensão de Aparecida é ser fiel ao Concílio Vaticano II e às Conferências anteriores: Medellín, Puebla e Santo Domingo. Nela encontramos uma continuidade na reflexão e desejo de renovação da Igreja”

Fonte: Rádio Vaticano

Tags: