Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam avalia alcance dos trabalhos das Pastorais Sociais na AL

Com o objetivo de avaliar a gestão sobre o ‘ser, fazer e servir’, o Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) realizou de 11 a 15, em Bogotá, na Colômbia, um Encontro da Equipe de Reflexão e Apoio do organismo eclesial com o objetivo de avaliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos pelas Pastorais Sociais na América Latina.

Durante o encontro foram identificadas as forças e fraquezas dos trabalhos [das Pastorais Sociais] no que diz respeito a temas conjunturais; da mesma forma foram analisadas quais oportunidades há atualmente para a evangelização social nos diferentes países latinoamericanos e foi feito um estudo sobre o apoio que o Departamento vem dando às diferentes Pastorais Sociais-Caritativas da América Latina, prestando uma atenção particular no impacto que esta ação tem gerado na sociedade regional.

Foram desenvolvidos ainda, durante o encontro, que reuniu 63 representantes procedentes de vários países da América Latina e do Caribe, diversos temas, como o abordado no painel ‘Modelos de desenvolvimento integral a impulsionar a partir da Pastoral Social no Continente’, refletidos diante de quatro aspectos: político, econômico, cultural e doutrinal.

A reunião contou com a presença do cardeal arcebispo de Santa Cruz de la Sierra e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade Julio Terrazas, que presidiu a eucaristia inaugural no sábado passado, 12. Também esteve presente o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente do Celam dom Raymundo Damasceno Assis.

O Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam tem por objetivo animar, promover e fortalecer o processo de transformação da realidade latinoamericana, a partir da solidariedade e à luz do Evangelho. O órgão conta com três seções: Pastoral Social, Mobilidade Humana e Leigos e Construtores da Sociedade.

Tags: