Romaria da Terra e da Água de Presidente Prudente

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizou a 6ª edição da Romaria da Terra e das Águas no assentamento Margarida Alves, Município de Mirante do Paranapanema, em setembro. O assentamento escolhido tem um histórico de seis anos de luta e quatro de assentamento. A comunidade Margarida Alves possui noventa famílias assentadas e a maioria de suas lideranças é formada por mulheres. A Romaria teve o objetivo, além da luta pela Reforma Agrária, destacar o protagonismo das mulheres no campo.

Neste ano mais de duas mil e quinhentas pessoas estiveram presentes na Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente. O tema do evento foi: “mulheres do campo na luta pela terra em defesa da vida” expressa bem a realidade do Pontal do Paranapanema.

O lema do evento foi “nas terras do Pontal plantamos sonhos e margaridas” e faz referência à violência sofrida por Margarida Alves, assassinada por a líder de um acampamento, em 1983.

No Pontal, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo (SP), há diariamente a violação de direitos humanos das trabalhadoras em decorrência dos conflitos gerados na luta pela terra. Sofrem as mulheres mães, esposas, filhas, avós por falta de terra, moradia, saúde, alimentação e educação às margens das rodovias.

Tags: