O caminho metodológico do encontro foi o das cinco urgências contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2011-2015). Na abertura, o anfitrião, dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Uruaçu, disse que “são muitos os filhos de Deus que se deixam ser guiados pelo amor. Alegremo-nos por essa gente santa que encontramos em nossas comunidades. Como é bonito o germinar das sementes do Reino em nosso meio. Cada pessoa que aqui se encontra com certeza tem um zelo muito grande pastoral e deseja vencer todas as seduções para o mal e permanecer fiel ao Pai e o Filho”.
A análise de conjuntura foi apresentada pelo professor José Mateus. Cada diocese apresentou uma síntese de sua atuação. O assessor do encontro, padre Rafael Vieira, provocou a Assembleia para a necessidade do aprofundamento no mundo da comunicação que gera vida. Divididos em grupos de trabalho, os participantes preparam propostas para cada urgência apresentada nas Diretrizes.
Uma celebração eucarística, na noite do dia 17, marcou a comemoração dos 50 anos do Regional Centro-Oeste e 90 anos de vida de dom Tomás Balduino. Na ocasião, o atual bispo de Goiás, dom Eugenio Rixen, destacou que seu antecessor teve uma presença muito positiva na Diocese de Goiás e no Regional. “Ele implementou aqui a ideia da Igreja Povo de Deus, para o qual a hierarquia deve estar a serviço” afirmou.
O presidente do Regional Centro Oeste, dom José Luiz Majella Delgado, agradeceu a presença de dom Tomás. “Agradecemos pela sua presença, seu testemunho e sobretudo pelo seu profetismo. Oxalá todos nós, com o nosso testemunho cristão, vivendo nosso batismo, consigamos incomodar o mundo em que vivemos”. Como documento final, foi aprovada a Carta Compromisso contendo as propostas votadas e que irão compor os planos diocesanos de pastoral, bem como o planejamento das pastorais, organismos e movimentos.
